Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Cultura 12 de abril de 2015

Castelo Branco: João Morgado apresenta romance histórico "Vera Cruz"

Por: Cristina Valente

"Vera Cruz", é o novo romance biográfico da autoria de João Morgado sobre a vida de Pedro Álvares Cabral. O livro foi apresentado em Castelo Branco, este sábado, durante o Festival literário. 

"Vera Cruz", é o novo romance biográfico da autoria de João Morgado sobre a vida de Pedro Álvares Cabral. 

O livro foi apresentado em Castelo Branco, este sábado, durante o Festival literário. O autor, natural da Covilhã leva os leitores ao período áureo dos Descobrimentos portugueses e o romance resulta de uma profunda investigação histórica levada a cabo pelo escritor.

"Parti para esta aventura sem saber verdadeiramente o trabalho que me ia dar, porque escrever um romance histórico requer muita investigação, muita leitura. Foram momentos complicados" afirma João Morgado, que admite momentos houve em que "estava disposto a abandonar esta aventura, mas depois lá me enchia de coragem e seguia para a frente".

Ao longo das mais de 500 páginas do livro, João Morgado descreve as espantosas aventuras de Pedro Álvares Cabral que aportou em quatro continentes e comandou a maior frota alguma vez saída dos portos portugueses.

O escritor admite ter partido da premissa errada "a história está escrita , só tenho que a romancear" a verdade é que ao longo da investigação, o escritor foi confrontado com várias versões, e "a dado passo sou obrigado a escolher o meu caminho e a escolher a minha teoria, e das duas versões que há sobre o descobrimento do Brasil, eu apresento uma terceira" afirma João Morgado.

O resultado deste árduo trabalho, é um romance rico em factos históricos, revelando as manobras dos bastidores do poder, as rivalidades com Vasco da Gama, as intrigas palacianas e as reflexões que cunham a dimensão humana do audaz, mas também desiludido e arrependido, navegador nascido em Belmonte.

O livro foi recentemente apresentado na Embaixada do Brasil em Portugal, onde o autor foi confrontado com a pretensão de um cineasta em transformar o livro num guião para um filme. 

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!