Por: Cristina Valente
A Banda Filarmónica Cidade de Castelo Branco, realizou este sábado o 3º encontro de Bandas, que contou com a participação da Orquestra de Sopros e Percussão Jovem, Filarmónica Retaxense e Banda Boa União - Música Velha de Manteigas.
A Banda Filarmónica Cidade de Castelo Branco, realizou este sábado o 3º encontro de Bandas, que contou com a participação da Orquestra de Sopros e Percussão Jovem, Filarmónica Retaxense e Banda Boa União - Música Velha de Manteigas. A ocasião foi também aproveitada para assinalar o 10º Aniversário da Filarmónica, comemorado no passado dia 4.
Com o salão cheio, as bandas convidadas brindaram os presentes com as suas interpretações, todas elas regidas por jovens maestros, licenciados na Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB.
Davide Jacinto, presidente da Associação das Palmeiras e também da Filarmónica Cidade de Castelo Branco, lembrou os tempos complicados do inicio da Banda, mas que hoje 10 anos depois é já um projeto cimentado.
A formação é hoje a grande aposta da Filarmónica de Castelo Branco e de todas as bandas do concelho, "aquilo que as bandas fazem no concelho é simplesmente uma coisa extraordinária, põem a melhor e mais formação possível nas suas freguesias, e nós na cidade. Estou convencido que é nesta vertente que as bandas conseguem de facto dar o seu contributo à sociedade". afirma Davide Jacinto.
O objetivo afirma Davide Jacinto, é chegar a todos os que querem aprender musica, principalmente àqueles que doutra forma não têm possibilidade de aprender música.
Também Arnaldo Brás, Vice-presidente da autarquia albicastrense, destacou o papel importante daas bandas na formação dos jovens. "Estas escolas de música que se fazem nas bandas têm um valor inestimável. Esse trabalho não tem preço e é esse trabalho que nós queremos continuar a apoiar".
Jorge Neves, Presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco, destacou a juventude existente nas Bandas presentes, "desde logo nos maestros que dirigem as bandas e depois em muitos dos executantes, o que prova que os jovens estão cada vez mais interessados por estas formas de cultura e que o futuro destas instituições está assegurado".
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet