Por: Diario Digital Castelo Branco
As comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios que decorreu este fim-de-semana envolveram cerca de cinco centenas de participantes, superando, de acordo com a organização-Câmara Municipal da Covilhã, Clube do Professor e New Hand Lab-, as expectativas iniciais.
As comemorações do dia Internacional dos Monumentos e Sítios que decorreu este fim-de-semana envolveram cerca de cinco centenas de participantes, superando, de acordo com a organização-Câmara Municipal da Covilhã, Clube do Professor e New Hand Lab-, as expectativas iniciais.
O edifício da Antiga Nova Penteação ganhou, durante o último fim-de-semana, uma nova vida. Várias exposições deram a conhecer o património industrial da ribeira da Carpinteira, o ciclo do fabrico do tecido de lã e, ainda, a recriação de antigos ofícios ligados aos lanifícios.
Na sexta-feira à noite teve lugar, naquele local, o lançamento do roteiro ‘’Do Sineiro às Poldras’’, um instrumento de divulgação do património cultural e industrial daquela zona.
No sábado as comemorações estenderam-se ao espaço do New Hand Lab, onde o Clube do Professor organizou o 2º Encontro de investigadores. No último dia, domingo, mais de meia centena de participantes percorreram os trilhos e veredas do vale da Carpinteira, num percurso de rememoração das marcas de uma actividade que modelou a identidade das gentes da Covilhã, ligada aos lanifícios.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet