Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Cultura 6 de maio de 2015

Castelo Branco: Alcains comemora Dia Internacional dos Museus no do Canteiro

Por: Diario Digital Castelo Branco

O Dia Internacional dos Museus, criado pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, celebra-se anualmente a 18 de Maio, através da organização de diversas actividades.

O Dia Internacional dos Museus, criado pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, celebra-se anualmente a 18 de Maio, através da organização de diversas actividades.
O tema proposto para 2015 - "Museus para uma sociedade sustentável" – visa promover a consciência para os efeitos da actuação humana sobre o ambiente, e destacar o papel dos museus no desenvolvimento de novos métodos de pensar e de agir, que garantam o respeito pelos limites e pela diversidade da natureza.
O Museu do Canteiro também quis juntar-se a esta celebração e propõe várias actividades dirigidas essencialmente aos mais pequenos (dos 5 aos 12 anos).
As a​c​actividades a desenvolver, no exterior do Centro Cultural de Alcains serão em torno do livro "O Rapaz que Gostava de Aves (e de muitas outras coisas)".

O Rapaz que Gostava de Aves com texto de Isabel Minhós Martins e ilustração de Bernardo Carvalho da Editora Planeta Tangerina.

O Ricardo nasceu num planeta ameaçado: são as florestas que estão a desaparecer, os oceanos poluídos, os problemas com a água e a energia, as centenas de espécies em vias de extinção. O Ricardo preocupa-se a sério e é mesmo um exemplo a seguir... até ao dia em que se apercebe de que muitas pessoas à sua volta parecem viver num outro planeta. E então, um belo dia, desiste:

«Mandou a reciclagem às urtigas. Passou a tomar banhos de imersão. Esquecia-se de desligar os interruptores. Fazia fitas para andar a pé e de bicicleta. Queria lá saber das florestas ameaçadas ou das espécies em vias de extinção...!».

Mas tudo irá mudar, durante um passeio pelo campo, quando os olhos do Ricardo se cruzam com um guarda-rios em pleno voo...

Quando gostamos muito de uma coisa, queremos conhecê-la melhor. E quando gostamos e conhecemos, passamos a cuidar dela e de tudo o que existe à sua volta, sem pensarmos duas vezes.
Um livro que mostra bem como neste planeta estamos todos ligados: pessoas, aves, lagartixas, florestas, rios, a chuva ou o sol.
As actividades requerem marcação prévia.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!