Por: Diario Digital Castelo Branco
Entre os dias 1 e 30 de novembro, todos os alunos residentes no concelho de Proença-a-Nova que frequentem o Ensino Superior no ano letivo 2015/2016, e que se encontrem numa situação economicamente carenciada, podem candidatar-se a receber uma das 20 bolsas de estudo atribuídas pelo Município de Proença-a-Nova.
Entre os dias 1 e 30 de novembro, todos os alunos residentes no concelho de Proença-a-Nova que frequentem o Ensino Superior no ano letivo 2015/2016, e que se encontrem numa situação economicamente carenciada, podem candidatar-se a receber uma das 20 bolsas de estudo atribuídas pelo Município de Proença-a-Nova. No entanto, a autarquia pode decidir pela atribuição de um número adicional de bolsas se este número não for suficiente para suprir as situações enquadráveis, conforme definido no Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo.
Entre as condições de admissão encontram-se requisitos como idade inferior a 25 anos, residência no concelho, aproveitamento escolar no ano anterior e encontrar-se numa situação economicamente carenciada – situação essa que se verifica após o cálculo de uma fórmula definida em regulamento que tem em conta, entre outros elementos, o rendimento anual ilíquido do agregado familiar. Para além do preenchimento de um boletim de candidatura, são vários os documentos a disponibilizar pelo agregado do aluno, entre os quais o certificado de matrícula, atestado de residência, fotocópia da última declaração de IRS e documento comprovativo de liquidação, entre outros.
Segundo o comunicado enviado à redação do Diário Digital Castelo Branco, no ano letivo de 2014/2015, foram 50 os estudantes que beneficiaram desta bolsa, em 70 candidaturas recebidas, num total de 30 mil euros atribuídos. Na ocasião, o presidente do Município de Proença-a-Nova apontou como prioridade do executivo a Educação e o objetivo de que “nenhum jovem do concelho tenha que abandonar os seus estudos por falta de rendimento do seu agregado familiar”. Como definido regulamento, “a concessão de bolsas de estudo permite a promoção e desenvolvimento educacional da população local, contribuindo, num futuro próximo, para o desenvolvimento socioeconómico e cultural do concelho”.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet