Por: Diario Digital Castelo Branco
Desde que se iniciaram em 2007 os Programas Educativos do Geopark Naturtejo, Geoparque Mundial da UNESCO, participaram nos mesmos mais de 25 500 alunos e professores de instituições de ensino portuguesas e estrangeiras, desde o Pré-Escolar ao Ensino Superior e Universidades Sénior.
Desde que se iniciaram em 2007 os Programas Educativos do Geopark Naturtejo, Geoparque Mundial da UNESCO, participaram nos mesmos mais de 25 500 alunos e professores de instituições de ensino portuguesas e estrangeiras, desde o Pré-Escolar ao Ensino Superior e Universidades Sénior.
O geoparque organiza atividades complementares aos programas curriculares de diversas disciplinas, para todos os níveis de ensino. Ao longo destes anos o geoparque tem contribuído para a optimização do processo ensino-aprendizagem em temáticas de disciplinas, tais como, Estudo do Meio, Ciências Naturais, Biologia, Geologia, Conservação da Natureza, Marketing, Geografia, Matemática, Português, Turismo de Natureza, Desenvolvimento Rural, História, Educação Física, Áreas Protegidas, Ordenamento do Território, Geoconservação, entre outras, anuncia o comunicado enviado à redação do Diário Digital Castelo Branco.
As atividades propostas consistem na dinamização de aulas na escola (aulas pré-campo), saídas de campo com visita a geomonumentos (por vezes integrados em percursos pedestres) e a espaços museológicos, workshops, ateliers, exposições e concursos. Algumas destas atividades integram-se na comemoração de dias temáticos, na Semana dos Geoparques Europeus – Festival da Paisagem e em Projetos anuais concebidos em conjunto com as escolas do território Naturtejo.
Relativamente às saídas de campo, a grande novidade do Ano Letivo 2015/2016 é a criação da Saída de Campo de dois dias “Uma viagem pelo Ciclo das Rochas no Centro de Portugal”, resultante de uma parceria estabelecida entre o Geopark Naturtejo e as Grutas da Moeda, ambos parceiros do Roteiro de Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal. Esta atividade inclui visita às Grutas da Moeda e ao Centro de Interpretação Científico-Ambiental (CICA) das Grutas da Moeda (Fátima), à Rota dos Fósseis em Penha Garcia e à Rota dos Barrocais em Monsanto. Esta saída de campo destina-se a alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário.
Dentro das saídas de campo já existentes, a Saída “A Bio e Geodiversidade do Canhão Fluvial do Erges – Segura” conta com uma nova opção, que é a visita à Quinta do Valado, da empresa de cosmética natural em modo de produção biológico, a “Aromas do Valado”. O percurso, das visitas pedagógicas à quinta, contempla uma visita guiada ao jardim mãe, ao pavilhão agroindustrial, envolvendo a participação dos técnicos responsáveis por cada área da empresa. Na trajetória é partilhada informação sobre a utilização das plantas no processo de fabrico dos produtos. Esta atividade destina-se a alunos desde o Pré-Escolar ao Ensino Secundário.
As informações detalhadas sobre cada uma das atividades dos Programas Educativos do Geopark Naturtejo podem ser consultadas no microsite “GEONATURescola” em www.geonaturescola.com.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet