Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Educação 2 de fevereiro de 2016

Covilhã: UBI aposta em nova imagem

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

A Universidade da Beira Interior (UBI), sediada na Covilhã, vai aplicar a partir de hoje uma nova imagem de marca, que pretende contribuir para a projeção desta instituição dentro e fora de portas.

A Universidade da Beira Interior (UBI), sediada na Covilhã, vai aplicar a partir de hoje uma nova imagem de marca, que pretende contribuir para a projeção desta instituição dentro e fora de portas.

“Queremos que esta seja a marca gráfica da instituição, que seja aquilo que a permite distinguir no contexto das outras universidades. Ou seja, que à primeira vista se olhe e se perceba que ali está a UBI", afirmou o reitor, António Fidalgo, durante a sessão pública de apresentação do novo logótipo.

Lembrando que a implantação de uma marca gráfica é uma necessidade que a UBI tem praticamente desde o seu início e enumerando alguns processos cujos resultados ficaram aquém das expectativas, o reitor mostrou-se convicto de que a nova aposta conseguirá afirmar-se, "ganhar vida própria" e perdurar.

"O que queremos é que este modelo seja suficientemente robusto para aguentar ao longo dos tempos", referiu.

Segundo o responsável, o novo logótipo não substituirá o brasão nem o selo da instituição, mas passará a figurar nos diferentes documentos, plataformas e meios de comunicação institucionais, tendo como objetivo dar uma maior projeção e visibilidade à UBI.

Concebida ao longo do último ano por uma equipa de designers e docentes, a nova marca alia a inovação à memória e é constituída por três elementos: um "U" que remete para as ideias de universidade e de urbe - representando a memória da cidade - e outros dois que remetem para o conceito da região, numa ligação com a montanha e a Serra da Estrela.

O conjunto gráfico, que adota como cor genérica o azul-escuro, permite ainda uma associação à sigla da própria universidade.

Durante esta sessão, foi ainda apresentado o programa comemorativo dos 30 anos da universidade, que se assinalarão ao longo de 2016, com várias atividades e iniciativas científicas, culturais e desportivas que se dirigem a toda a comunidade académica, bem como à população da região.

Entre as inúmeras ações previstas contam-se colóquios, seminários, conferências, congressos nacionais e internacionais, concertos de música, festivais e atividades de desportivas.

De entre os muitos convidados, destaca-se o médico, professor catedrático e investigador Manuel Sobrinho Simões, que estará na UBI a 15 de março.

Em maio, num dia a indicar, o professor universitário, estadista e político Adriano Moreira irá proferir uma conferência sobre a "A Crise dos refugiados na Europa".

Em novembro, e para uma conferência sobre o "Entendimento Global", esta instituição espera receber o antigo primeiro-ministro de Portugal António Guterres, que entre 2005 e 2015 exerceu o cargo de alto-comissário das Nações Unidas para os Refugiados.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!