Castelo Branco: "Histórias à Luz da Vela" workshop para famílias no Centro de Cultura Contemporânea

O Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco, em colaboração com a Fundação de Serralves, promove um Workshop direcionado para as famílias.

  • Cultura
  • Publicado: 2017-02-01 07:12
  • Por: Cristina Valente

O Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco, em colaboração com a Fundação de Serralves, promove um Workshop direcionado para as famílias.

A atividade decorrerá no próximo sábado, dia 4, e as inscrições estarão abertas às famílias, até dia 3. Esta oficina é limitada a 30 participantes e está inserida no plano de atividades da atual exposição “Estudos de Luz – Indícios, Reflexos e Sombras na Coleção de Serralves”, patente ao público até dia 19 de fevereiro.

Diana Cruz, responsável pelo Serviço Educativo da Fundação de Serralves, explica: “Sentados em redor das obras de arte, contamos histórias uns aos outros. Quer sejam histórias reais ou inventadas, elas deixam de ser nossas no preciso momento em que a partilha acontece”.

Segundo Diana Cruz, esta oficina “recupera práticas de contar histórias a partir de um determinado lugar. Todos nos recordamos da casa assombrada que existia na nossa aldeia/cidade, que mais não era do que um cenário para ensinar parábolas de ação/consequência onde os adultos ajudavam as crianças a distinguir o bem do mal.

Com o tempo fomo-nos percebendo que essas dicotomias só fazem sentido quando somos crianças, mas a nossa imaginação e capacidade de abstração ajuda-nos a preservar algumas raízes nesse mundo de fantasia - o medo do escuro que não sabemos explicar, a sensação de frio quando estamos numa sala escura, a ideia de um arrepio que relacionamos de imediato com a presença de um espírito, ou ainda a ideia de que o fogo pode ser uma forma de purga ou de purificação - são apenas algumas possibilidades plenas de potencial criativo.

A partir de um “jogo de escondidas”, um conjunto de ações de curta duração com pistas previamente definidas, as famílias participantes envolvem-se em todos os momentos de criação, ativando dessa forma estratégias de compreensão do mundo. As obras de arte encerram em si mesmas todas as pistas necessárias para a conclusão do jogo.”

As inscrições podem ser feitas através por telefone, por e-mail, ou presencialmente no Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco.

 

PUB

PUB

PUB

PUB