Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Desporto 3 de março de 2017

Federação de Jogos Olímpicos de Inverno pode vir a receber a maior comitiva lusa

Por: Diario Digital Castelo Branco

O presidente da Federação de Desportos de Inverno acredita que Portugal pode levar aos Jogos Olímpicos de Inverno Pyeongchang2018 a mais numerosa e diversificada comitiva e espera que o programa de preparação seja aprovado em breve.

O presidente da Federação de Desportos de Inverno acredita que Portugal pode levar aos Jogos Olímpicos de Inverno Pyeongchang2018 a mais numerosa e diversificada comitiva e espera que o programa de preparação seja aprovado em breve.

Pedro Farromba informa que as últimas listagens oficiais de qualificação para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2018, que decorrem entre 09 e 25 de Fevereiro, na cidade da Coreia do Sul, são conhecidas em janeiro do próximo ano e frisa restar menos de um ano para os atletas garantirem o apuramento.

"Estamos a tentar qualificar atletas que estão com possibilidades. Nós podemos conseguir levá-los todos ou não levar nenhum. Isso vai depender das qualificações até 28 de janeiro de 2018. Neste momento, há boas expectativas para podermos aumentar o número de atletas presentes", disse à agência Lusa o presidente da Federação de Desportos de Inverno de Portugal (FDIP).

Pedro Farromba sublinha existirem atletas que podem vir a conseguir a qualificação em esqui alpino, esqui de fundo, snowboard, patinagem de velocidade, cross country e luge, mas acrescenta ser necessário ter aprovado o programa de preparação apresentado pela federação em 2014.

"O Inverno está a acabar e nós precisamos garantir que conseguimos ter um programa olímpico que, se não nos permitir já este Inverno no hemisfério norte, tentar as qualificações no hemisfério sul", vinca o presidente, segundo o qual existe já uma minuta do documento, que falta publicar em Diário da República.

Mas Pedro Farromba afirma não estarem parados e sim a trabalhar para que os atletas portugueses possam pontuar, dando o exemplo da participação, em fevereiro, nos Campeonatos do Mundo de Esqui Alpino.

"Tivemos resultados históricos em toda a linha em relação àquilo que têm sido a as nossas presenças internacionais e que, obviamente, nos motivam para o que aí vem, nomeadamente para os Jogos Olímpicos do próximo ano", acentua o presidente da FDIP.

Nos Jogos Olímpicos de Sochi, na Rússia, em 2014, Portugal esteve representado por Arthur Hanse e Camile Dias, em esqui alpino.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!