Castelo Branco: Alunos da Mina viram “Os Bichinhos” do Museu da Seda

Os alunos da Escola Básica da Mina visitaram o Museu da Seda, o mais recente dos museus da cidade. 

  • Cultura
  • Publicado: 2017-03-05 09:27
  • Por: Diario Digital Castelo Branco

Os alunos da Escola Básica da Mina visitaram o Museu da Seda, o mais recente dos museus da cidade. Logo de início se adivinhou que a visita ia ser muito agradável, a julgar pela forma gentil como  os alunos e professoras foram recebidos pelo Diretor do Museu, PManuel Barreto, pelas professoras Filomena Vitório e Isabel Simões e por alguns alunos da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Castelo Branco.

À medida que se iam percorrendo as diferentes salas, ao som de uma música calma e aprazível, os alunos iam ouvindo  atentamente as explicações, quer através do filme a que assistiram, quer através das explicações de uma das professoras, que de forma clara e numa linguagem acessível, falou sobre o tratamento da seda, da  vida dos bichinhos e das mordomias com que são tratados. 

Os alunos ficaram a saber, por exemplo, que os bichos da seda têm diferentes idades e que se enrolam em casulos,  de onde se podem desfiar uns  “modestos” 1500 metros de fio de seda, no caso dos casulos brancos. As crianças observaram as voltas que a seda dá até estar pronta para figurar nos magníficos bordados de Castelo Branco,  ou noutras peças, também dignas de serem apreciadas. 

A última etapa da visita teve uma componente prática. Os alunos realizaram experiências e concluiram que se extraem mais facilmente os fios de seda se os casulos forem mergulhados em água quente. Tiveram, ainda, oportunidade de extrair o fio de seda de alguns casulos com o auxílio de um pedaço de carqueja (simulando processos artesanais) e muitos deles trouxeram fios de seda enrolados nos dedos.

De regresso à escola, com a habitual euforia, os alunos comentaram tudo o que viram e ouviram, competindo saudavelmente entre eles sobre quem  tinha retido mais informações. 

PUB

PUB

PUB

PUB