Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
Pedro Farromba acredita que a sua eleição para a vice-presidência da Ski Envolving Nations (SES), que junta países com pouca neve, é um passo importante para o desenvolvimento dos desportos de neve em Portugal.
Pedro Farromba acredita que a sua eleição para a vice-presidência da Ski Envolving Nations (SES), que junta países com pouca neve, é um passo importante para o desenvolvimento dos desportos de neve em Portugal.
O presidente da Federação de Desportos de Inverno de Portugal (FDIP), eleito no último fim de semana, em Dublin, Irlanda, considera que a sua escolha para a direção da SES - que congrega 19 países onde as condições naturais para a prática das modalidades na neve não são as mais favoráveis - é também o reconhecimento do trabalho feito pelo organismo que dirige.
"Acho que é um passo importante para a afirmação dos desportos de inverno em Portugal e também um reconhecimento do trabalho feito pela federação", disse hoje à agência Lusa Pedro Farromba.
O presidente da FDIP, que é também membro da Comissão Executiva do Comité Olímpico de Portugal, já integrava dois comités internacionais da Federação Internacional de Esqui (FIS): o Comité da Juventude e o Comité do Rollerski.
Depois da eleição, com 82 % dos votos, na Assembleia Geral da SES, Pedro Farromba tem a expectativa de vir a fazer parte do Comité das Nações em Desenvolvimento, através do qual espera obter fundos para projetos nacionais.
"A FDIP começa a estar representada nas mais altas instâncias do esqui e do snowboard. Espero que isso possa ser uma alavanca para desenvolver as modalidades em Portugal. Tendo maior representatividade, podemos tentar canalizar mais recursos", realçou o dirigente.
Pedro Farromba explicou que o Comité das Nações em Desenvolvimento, que espera passar a integrar aquando da próxima Assembleia Geral da FIS, gere fundos que apoiam vários programas de países em desenvolvimento nas modalidades ligadas aos desportos de inverno.
A Ski Envolving Nations existe há 20 anos e da nova equipa diretiva fazem parte a Sérvia, Bósnia-Herzegovina, a Irlanda e o Líbano.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet