Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
Um golo de Gilberto bastou ao Sporting da Covilhã para vencer hoje, fora, o já despromovido Freamunde, por 1-0, na 42.ª e última ronda da II Liga portuguesa de futebol.
Um golo de Gilberto bastou ao Sporting da Covilhã para vencer hoje, fora, o já despromovido Freamunde, por 1-0, na 42.ª e última ronda da II Liga portuguesa de futebol.
O Covilhã dominou a primeira parte e materializou a sua superioridade com um grande golo de Gilberto, aos 25 minutos, fruto de um remate colocado, a finalizar um ataque rápido pelo flanco direito no qual intervieram também Chaby e Ponde.
A equipa orientada por Filipe Gouveia, que chegou a esta partida no 10.º posto, subiu provisoriamente ao quinto lugar, com 62 pontos e também com mais uma partida disputada.
O Freamunde, despromovido desde a 40.ª jornada, quando perdeu em casa com o Portimonense, e já sem nada a perder ou a ganhar em termos classificativos, entrou lento e pouco pressionante, o que permitiu à equipa visitante jogar à vontade e manter a sua baliza livre de perigo.
A exceção foi um lance, aos 08 minutos, em que Yero reagiu tarde e se deixou antecipar pela defesa contrária, num lance de perigo claro para a baliza de Igor Rodrigues.
Depois disso, o Covilhã ameaçou pela primeira a baliza do Freamunde com um remate de Medarious a que Igor Rodrigues se opôs com os pés, a seguir marcou e podia ter ampliado a sua vantagem em mais duas ocasiões, a primeira através de Marcílio, que, isolado, atirou sobre a baliza, e a segunda com um remate perigoso de Chaby.
O jogo, que até ao intervalo tinha sido fraco, baixou ainda mais de qualidade na segunda parte, mais por culpa dos locais, que mostram por que têm o segundo pior ataque do campeonato, com 39 golos marcados, contra 36 do Vizela.
O Covilhã, por Ponde, esteve perto do segundo golo aos 47 minutos, e o Freamunde quase não assustou o guardião adversário, com exceção de dois lances protagonizados por Miguel Pedro e Ivan Perez, aos 79 e 80 minutos.
O encontro terminou da pior maneira para Ivan Perez, do Freamunde, que aos 90 minutos viu o segundo amarelo e foi expulso, devido a uma decisão do árbitro que, à distância, pareceu injustificada.
Apesar da derrota e da despromoção, os jogadores do Freamunde abandonaram o relvado sob os aplausos dos poucos adeptos que seguiram este jogo.
Jogo no Estádio do Sport Clube de Freamunde, em Freamunde.
Freamunde - Sporting da Covilhã, 0-1.
Ao intervalo: 0-1.
Marcador:
0-1, Gilberto, 25 minutos.
Equipas:
- Freamunde: Dany, Luís, Eridson, Luís Pedro, João (Ekedi, 83), Leandro Pimenta (Miguel Pedro, 74), Ivan Perez, Jorge (Paulo Grilo, 58), Diogo Ramos, Fausto Lourenço e Yero.
(Suplentes: Marco Pereira, Paulo Grilo, Miguel Pedro, Huguinho, Vieira, Digo Valente e Ekedi).
Treinador: Daniel Barbosa.
- Sporting da Covilhã: Igor Rodrigues, Mike, Sambinha, Zé Pedro, Soares, Gilberto, Medarious, Prince (Joel, 82) Chaby (Onyeka, 67), Marcílio e Ponde (Harramiz, 74).
(Suplentes: Hugo Marques, Joel, Diogo Gaspar, Harramiz e Onyeka).
Treinador: Filipe Gouveia.
Árbitro: Miguel Libório (AF Lisboa).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para João (56), Ivan Perez (84 e 90) e Gilberto (90+3). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Ivan Perez (90).
Assistência: Cerca de 200 espetadores.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet