Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Desporto 7 de junho de 2017

Proença-a-Nova dá pedalada de saída do 38º Grande Prémio Abimota

Por: Diario Digital Castelo Branco

A partida simbólica da primeira etapa do 38º Grande Prémio Abimota, um dos eventos mais significativos do ciclismo nacional, realiza-se no dia 15 de junho, às 12h55, na Rua Júlio Grilo, junto ao Parque Urbano Comendador João Martins.

A partida simbólica da primeira etapa do 38º Grande Prémio Abimota, um dos eventos mais significativos do ciclismo nacional, realiza-se no dia 15 de junho, às 12h55, na Rua Júlio Grilo, junto ao Parque Urbano Comendador João Martins.

O pelotão a dirigir-se-á para a Rua do Paço, passando em frente à Casa das Associações e seguindo até ao Parque de Feiras e Mercados Nossa Senhora das Neves, virando à esquerda para a Santa Casa da Misericórdia de Proença-a-Nova. Depois da descida até à rotunda junto aos Bombeiros Voluntários, os ciclistas atravessam a vila pela Rua de Santa Cruz até à rotunda para a Sarzedinha, na 1ª circular. Completam a variante até à rotunda de São Bartolomeu, onde está localizada a partida real da etapa. Seguem-se 147,5 quilómetros, com uma meta volante em Sobreira Formosa, até chegarem a Belmonte onde termina a primeira etapa da prova que este ano atravessa 21 municípios durante quatro dias, pedalando os atletas um total de 640 quilómetros.

A apresentação oficial do 38º Grande Prémio Abimota realizou-se esta segunda-feira, dia 5, em Águeda, concelho que recebe a etapa final a 18 de junho, disputada pelas 15 equipas presentes, três delas espanholas. João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, destaca em nota de imprensa o facto de o concelho receber esta iniciativa desportiva há três anos consecutivos.

“Esta é uma aposta que mantemos pela espetacularidade associada a este desporto em que, apesar de realizado de forma individual, o papel da equipa é fundamental para determinar o camisola amarela. É um pouco o reflexo daquilo que ambicionamos para o nosso território, em que convidamos a sociedade civil a juntar-se ao esforço desenvolvido pelo poder local para promover Proença-a-Nova a todos os níveis”, refere.

Na sua intervenção no novo Centro de Artes de Águeda, João Lobo divulgou as potencialidades do concelho não apenas a nível turístico. “Em Águeda nota-se já alguma pressão relativamente às indústrias aqui existentes. Sendo um concelho de interior, mas com muitas potencialidades, Proença-a-Nova recebe-vos de braços abertos, com certeza que terão todas as oportunidades para criarem valor no território e de com isso provocarem coesão territorial num país que se quer desenvolvido no seu conjunto”, acrescentou.

Nas várias intervenções realizadas durante a apresentação, foi destacada a necessidade de promover o ciclismo não apenas como desporto, mas também como alternativa de uso quotidiano. Delmino Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, referiu o papel da Federação a esse nível para apoiar a cultura da bicicleta, até pelo número elevado de jovens que não sabe andar em velocípedes. A este propósito, o Município de Proença-a-Nova está a concluir o seu Plano Municipal de Mobilidade e Acessibilidade que privilegia precisamente o uso das bicicletas como meio de transporte.

Relativamente ao Grande Prémio Abimota, Delmino Pereira referiu a capacidade do ciclismo, enquanto desporto, “promover o território e o património”, daí as partidas das etapas serem feitas simbolicamente dentro das cidades e vilas, como acontecerá em Proença-a-Nova no dia 15 de junho. Ao longo da manhã desse dia, feriado nacional, as várias equipas vão estar no Parque Urbano Comendador João Martins a preparar-se para a etapa. A Abimota, a quem pertence a organização deste Grande Prémio, vai sortear vários prémios uma hora antes da partida junto de jovens do concelho de Proença-a-Nova a quem serão distribuídos previamente os talões de participação.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!