Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Desporto 19 de julho de 2017

Proença-a-Nova: Associação mostram troféus conquistados esta época

Por: Diario Digital Castelo Branco

A equipa de futebol de 11 dos Juvenis da ADCPN – Associação Desportiva, Cultural e Recreativa de Proença-a-Nova conquistou a Taça AFCB de Juvenis e a equipa de futsal sénior feminina do Núcleo de Juventude venceu o Torneio de Encerramento e a Supertaça Beiratools de Seniores Femininos.

A equipa de futebol de 11 dos Juvenis da ADCPN – Associação Desportiva, Cultural e Recreativa de Proença-a-Nova conquistou a Taça AFCB de Juvenis e a equipa de futsal sénior feminina do Núcleo de Juventude venceu o Torneio de Encerramento e a Supertaça Beiratools de Seniores Femininos.

Os troféus conquistados resultam do esforço e dedicação que os jogadores e equipas técnicas colocam nos treinos e jogos oficiais, mas também das condições existentes para a prática destas modalidades e do apoio que o Município presta anualmente às duas coletividades. Nesse sentido, equipas e responsáveis da ADCPN e Núcleo apresentaram ao executivo municipal o balanço da época, salientando que não são os resultados o mais importante, mas todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano com os jovens.

“Olhamos para o futuro sem grandes ilusões de que podemos alcançar feitos extraordinários, mas com a mesma vontade de conseguir dar o melhor de nós, proporcionando aos jovens do concelho oportunidades de crescimento individual e em grupo, bem como experiências que possam servir-lhes para a sua vida como um todo, sempre honrando o símbolo que trazem ao peito e as cores da terra que os apoia”, refere em comunicado André Cardoso, presidente do Núcleo da Juventude.

Para a próxima época, a novidade é a criação de uma equipa masculina de futsal, colmatando uma lacuna existente a este nível. “Essas conquistas, e todo o trabalho desenvolvido, não seriam possíveis sem o apoio do Município que vai desde as infraestruturas disponibilizadas ao apoio económico que permite a inscrição das equipas”, acrescenta.

Quanto à ADCPN, foi destacado o trabalho de formação feito pela associação que tem jogadores a partir dos três anos. “Se trabalharmos bem na formação consegue-se ganhar títulos depois”, referiu Nuno Alves, presidente da ADCPN, ressaltando que não sendo a prioridade conquistar troféus estes acabam por aparecer fruto do trabalho de continuidade. “Há qualidade em Proença-a-Nova”, afirma, dando o exemplo de um antigo jogador que foi chamado à seleção nacional de sub-15 e de um atleta que já realizou e vai voltar a realizar um estágio na Academia do Sporting. Aos jovens é pedida dedicação nos treinos, sendo garantido um apoio que ultrapassa o desporto. Nuno Alves dá o exemplo da atenção que é dada às notas escolares e da entreajuda do grupo também a este nível. Para além do futebol, a ADCPN tem a seção de atletismo e de badminton.

O presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova realça o espírito de união que é fundamental existir em desportos coletivos. “Naturalmente que não podemos esquecer o esforço individual, a capacidade e exigência que cada um coloca na vida, enquanto estudantes ou desportistas, mas é o esforço que cada um coloca ao serviço do coletivo e da comunidade que faz a diferença”. Para João Lobo, o apoio ao trabalho desenvolvido pelas coletividades é fundamental pelo facto de permitirem a prática desportiva e a ocupação de tempos livres, alertando para a necessidade de alargar o foco do futebol. “O que o Município tem que fazer é também dar a possibilidade a que as outras modalidades tenham condições de existir”, refere.

Também com o apoio do Município, até 22 de julho a equipa de Benjamins da ADCPN participará no Gothia Cup, na Suécia, sendo uma das 1700 equipas presentes, oriundas de 80 países. É o quarto ano consecutivo que a ADCPN participa no maior torneio de formação do mundo.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!