Por: Diario Digital Castelo Branco
A atleta Maria Alexandra Marques da Associação de Natação Albicastrense (ANAR) foi escolhida para a seleção nacional de Pré-júnior.
A atleta Maria Alexandra Marques da Associação de Natação Albicastrense (ANAR) foi escolhida para a seleção nacional de Pré-júnior.
Na época anterior a atleta alcançou vários resultados históricos no escalão de infantis (sub12), este ano consegue assegurar a presença na seleção nacional de juvenis (pré-Júnior) para participar no Meeting Internacional do Algarve. Esta convocatória está inserida no planeamento que a Federação Portuguesa de Natação propõe para os atletas que alcançaram o top 10 no campeonato nacional de infantis A.
A Maria Alexandra Marques ainda com os 13 anos por cumprir, revela uma capacidade de trabalho e de espírito de sacrifício incrível, e à semelhança dos seus companheiros de equipa, treina cerca de 16 horas semanais divididas entre treino na piscina e treino a seco. Esta será a primeira vez que uma atleta da Associação de Natação do Interior Centro (ANIC) representa a seleção nacional.
Em comunicado a Associação diz que "pouco a pouco a natação pura desportiva tem vindo a conquistar espaço no panorama desportivo da nossa região e para isso o apoio da Câmara Municipal de Castelo Branco tem sido fundamental".
A ANAR registou um aumento de cerca de 25% no número de atletas fruto do protocolo estabelecido com a Albigec através da criação de turmas de pré-competição. Na nova época existiu por parte da empresa municipal um empenho adicional para melhorar as condições de utilização. O grande objetivo desta parceria é o de proporcionar competição federada aos alunos que demonstrem vontade e apetência. A cedência de instalações em determinados horários também proporciona a possibilidade de atletas mais jovens treinaram em horários mais adequados a sua idade.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet