Por: Diario Digital Castelo Branco
O Váatão – Teatro de Castelo Branco apresenta esta sexta-feira, às 21:30 no Cine Teatro Avenida, "Lamento e Testamento de Maria Gomes", com entrada gratuita.
O Váatão – Teatro de Castelo Branco apresenta esta sexta-feira, às 21:30 no Cine Teatro Avenida, "Lamento e Testamento de Maria Gomes", com entrada gratuita.
No seguimento do filme realizado para a Casa da Memória - Museu Judaico de Castelo Branco (numa iniciativa da Câmara Municipal, em parceria com a ESART e o Váatão), a história de Maria Gomes passa agora para o palco.
Natural de Castelo Branco, foi a mais velha judia presa, condenada e executada nas fogueiras da inquisição em 1638, com 117 anos.
A singularidade deste caso é agora retratada numa interpretação carregada de emoções, tendo por base um texto que faz sobressair de forma sublime as diversas fases que marcaram a sua história: vida, cárcere, condenação e testamento. A tortura a que foi submetida e a forma como foi executada, bem podem reportar-se à atualidade tendo em conta os atos infames que continuam a praticar-se em nome das doutrinas, crenças ou religiões.
Com texto de José Dias Pires, interpretação de Maria Luz, sonoplastia de Fernando Paussão Lopes, Luz e apoio técnico de Nuno Madaleno, grafismo e fotografia de Ariana Pedro, caracterização de Alice Jorge e André Pinto, Maria Gomes é desta forma relembrada enquanto figura albicastrense a par de outras que de alguma forma marcam a história da nossa comunidade.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet