Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Desporto 8 de novembro de 2017

Castelo Branco: Atletas da APPACDM presentes nos Jogos Regionais do Sul-Special Olympics / Cercica

Por: Diario Digital Castelo Branco

Mais de uma dezena de instituições e centena e meia de atletas com deficiência e incapacidade intelectual reuniram-se em Cascais para, ao longo de dois dias, competirem em quatro modalidades (Dança, Natação, Basquetebol e Futsal), nos 4os Jogos Regionais do Sul-Special Olympics / Cercica.

Mais de uma dezena de instituições e centena e meia de atletas com deficiência e incapacidade intelectual reuniram-se em Cascais para, ao longo de dois dias, competirem em quatro modalidades (Dança, Natação, Basquetebol e Futsal), nos 4os Jogos Regionais do Sul-Special Olympics / Cercica.

A APPACDM de Castelo Branco esteve representada na modalidade de Natação, que se realizou nas piscinas Municipais da Abóboda.

EM comunicado a instituição explica que em termos organizativos, a competição desenrolou-se tendo como base o princípio da equidade dos participantes e desta forma criaram-se diversos grupos competitivos atendendo aos tempos de inscrição dos mesmos.

Neste sentido, Rafaela Louro conseguiu alcançar o 1º lugar nas provas de 50m costas e livres (nível 1), Raquel Mendes o 2º nos 50m livres e nos 25 bruços (nível 1), enquanto a atleta Anabela Antunes ficou em 3º (nível 3) na prova de 25m costas e 6º lugar nos 25m livres.

Destaque ainda para o atleta Miguel Rapoula que nos 25m mariposa e 100m livres (nível 1) alcançou o 2º lugar em ambas as provas e João Gil 5º lugar na prova de 25m livres (nível 1). De salientar, que os atletas referidos ainda nadaram estafetas conseguindo honroso 4º.

Participaram neste encontro para além do anfitrião (CERCICA Cascais), a APPACDM da Covilhã, a CERCITEJO de Alverca do Ribatejo, a AFACIDASE, a AFID, a CERCI Moita e Barreiro, o Colégio Claparéde a Crinabel e a Cerci Guarda .

O movimento Special Olympics privilegia, para além da vertente competitiva, o desenvolvimento das competências sociais e pessoais dos atletas. Assim, foram proporcionados momentos de convívio e socialização, bem como uma experiência diferente para os atletas albicastrenses, uma vez que a deslocação foi efetuada em diversos transportes públicos (autocarro, metro e comboio). 

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!