Por: Diario Digital Castelo Branco
A Junta de Freguesia e a Associação Desportiva da Carapalha/Bicicletas Santiago organizam este domingo, o 1º BTT Freguesia de Castelo Branco, que inclui uma meia maratona, com 45 quilómetros, e uma maratona, com 65 quilómetros.
A Junta de Freguesia e a Associação Desportiva da Carapalha/Bicicletas Santiago organizam este domingo, o 1º BTT Freguesia de Castelo Branco, que inclui uma meia maratona, com 45 quilómetros, e uma maratona, com 65 quilómetros.
A prova foi apresentada terça-feira, dia 20, com o presidente da Junta, Leopoldo Rodrigues, a realçar que este “é o início de uma prova que entendemos que possa vir a ser uma prova de referência a nível regional e também nacional”.
Leopoldo Rodrigues destacou “a beleza da paisagem”, para “fazer deste BTT um grande prémio”, sublinhando que passa junto ao Rio Ponsul e ao Rio Ocreza, bem como à Ribeira da Líria”, o que, na sua opinião, “só por isso já valeria a pena fazer esta prova”.
O presidente da junta recorda que lançou o desafio para a realização da prova à Associação Desportiva e Cultural da Carapalha (ACDC), que agarrou a ideia e começou a trabalhá-la”.
O autarca destaca também que, “inicialmente, era para serem só atribuídas medalhas e troféus, mas decidiu-se dar um impulso, ao contemplar também prémios monetários”, que se assumem como uma forma de atrair mais participantes. Sobre esta matéria acrescenta ainda que “os prémios, apesar de tudo simbólicos, têm um significado de valorização da prova”.
Leopoldo Rodrigues avança que o BTT “é uma modalidade que tem cada vez mais adeptos”, para concluir que a prova “é uma posta da Freguesia em atividades ligadas ao desporto e à saúde, mas também de valorização da natureza”.
O presidente da Junta afirma ainda que quer “fazer da prova uma prova de referência, não deixando de referir que “se teve o cuidado de incluir no percurso as duas anexas da Freguesia, na prova”.
Por seu lado, o presidente da ACDC, José Perquilhas, afirma que “nos congratulamos pela realização deste evento” e refere que quando lhe foi feito o desafio, “tentei logo agarrá-lo”
Realça que “o BTT está a ter um crescimento espetacular”, para garantir que “não é fácil arrancar com uma prova destas. Tem que se ter coragem para fazer um percurso destes”.
Mas afirma estar confiante em “se fazer desta prova uma marca para a nossa cidade”, tanto mais que “tem um percurso lindíssimo. Tem grandes paisagens”.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet