Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 14 de março de 2018

Castelo Branco: Pais em luto ganham espaço para partilhar experiências e aprender a seguir em frente

Por: Diario Digital Castelo Branco

A Laços Eternos - Associação de Apoio a Pais e Irmãos em Luta tem desde segunda-feira dia 12, um Pólo em Castelo Branco. Eduarda Rodrigues, Psicóloga de formação, foi a impulsionadora da criação do Pólo em Castelo Branco, considerando que esta era uma lacuna, " Este pretende ser um espaço de conforto, com lágrimas, dor e saudade mas também de conforto" explicou na apresentação do polo onde estiveram vários pais e mães e luto por um filho/a que perderam.

A Laços Eternos - Associação de Apoio a Pais e Irmãos em Luta tem desde segunda-feira dia 12, um Pólo em Castelo Branco.

Eduarda Rodrigues, Psicóloga de formação, foi a impulsionadora da criação do Pólo em Castelo Branco, considerando que esta era uma lacuna, " Este pretende ser um espaço de conforto, com lágrimas, dor e saudade mas também de conforto" explicou na apresentação do Pólo onde estiveram vários pais e mães e luto por um filho/a que perderam.

"Ninguém melhor que pais que passaram e passam pela mesma situação podem ajudar outros pais" afirmou.

"O meu mundo desmoronou no dia em que perdi a minha filha mais velha" diz Ana Cristina Farias, uma mãe em luto desde abril de 2012 quando perdeu a filha mais velha. "Esqueci-me de tudo, das minhas outras duas filhas, de todos até de mim própria" foi num grupo de apoio de pais em luto que reaprendeu a viver. Agora, como Fundadora da Laços Eternos, participa em várias reuniões dando o seu testemunho, ouvindo, falando, ensinando e aprendendo.

"As reuniões são espaços de partilha, o que eu precisava, e a maioria dos pais em luto precisa é que nos ouçam, respeitem os nossos silêncio e não julguem, enfim que respeitem a nossa dor" afirma Ana Cristina Faria.

Esta é uma associação sem fins lucrativos, sem cariz religioso ou político, que visa apoiar pais e irmãos em situação de luto. Na sua intervenção, a Laços Eternos privilegia a qualidade da relação humana e a proteção e promoção do equilíbrio psicossocial de pais e irmãos em luto, promovendo a sua integração no tecido familiar e social envolvente.

Carlos Silva, Presidente da Associação, esteve em Castelo Branco, e explicou que a Laços está empenhada em ajudar e ensinar a viver depois de se perder um filho, "a vida continua e os pais conseguem de outra forma viver depois de perder um filho".

O responsável explica que a Associação, "consegue dar respostas que a sociedade civil não dá e não consegue ajudar os pais numa situação que os deixa sem chão".

Carlos Silva mostrou-se muito satisfeito  por ter surgido a oportunidade de iniciar um grupo de entreajuda para pais em luto, em Castelo Branco a funcionar com reuniões mensais. As reuniões vão ter lugar na APPACDM, instituição que disponibilizou um espaço para acolher os encontros.

Os pais em luto que queiram participar nas reuniões, devem contactar a psicóloga Eduarda Rodrigues – 962776500, ou a mãe em luto Maria José Simão – 919337566, ou enviar mensagem para o email, lacoscastelobranco@gmail.com.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!