Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 21 de março de 2018

Castelo Branco: Certificação do bordado de Castelo Branco e da viola beiroa marcam Dia da Cidade

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

A certificação do bordado de Castelo Branco e da viola beiroa assinalaram o dia da Cidade do município de Castelo Branco.

A certificação do bordado de Castelo Branco e da viola beiroa assinalaram o dia da Cidade do município de Castelo Branco.

"É uma satisfação que no aniversário da cidade [247 anos], possamos apresentar as primeiras peças certificadas [bordado]. Significa que finalmente chegamos ao fim de um longo processo no sentido de ter o bordado certificado. É mais um passo que demos na valorização do nosso património e do bordado de Castelo Branco, que é nosso e é único", explicou à agência Lusa o presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia.

O autarca adiantou ainda que quer ir mais longe e que o próximo passo será apresentar uma candidatura à UNESCO, sendo que esse trabalho vai agora começar a ser feito.

"Hoje, o bordado, mais do que um património, é uma marca e uma referência para Castelo Branco. É também uma oportunidade para o futuro, uma vez que também estamos a apostar na inovação aliada ao bordado de Castelo Branco", frisou.

Luís Correia realçou também a mais-valia que representa esta certificação, não só em termos culturais, como também em termos económicos, além de sublinhar o reforço da autoestima dos albicastrenses.

Em 2016, a Comissão para a Certificação de Produções Artesanais Tradicionais já tinha dado "parecer favorável" ao pedido de registo de produção tradicional do bordado de Castelo Branco, no Registo Nacional de Produções Artesanais Tradicionais Certificadas.

Já em relação à certificação da viola beiroa, instrumento musical típico da região da Beira Baixa e que esteve em risco de se perder definitivamente, o autarca mostrou-se satisfeito com o facto de o processo ter chegado também ao seu final, no dia do aniversário de Castelo Branco.

"Há bem pouco tempo, a viola beiroa estava praticamente desaparecida e perdida. Era desconhecida e hoje já é uma referência, a nível nacional, no campo musical e das nossas tradições. Apresentamos também o final desse trabalho que felizmente conseguimos levar a bom porto", disse.

Luís Correia enalteceu a aposta que a autarquia tem feito na cultura, uma estratégia que foi iniciada há quatro anos, no seu primeiro mandato como presidente do município de Castelo Branco.

"Este é o caminho que queremos fazer e que se enquadra na nossa aposta cultural. Este trabalho integra-se numa aposta na cultura e em algo mais, no reforço das nossas marcas identitárias", concluiu.

Durante a sessão comemorativa dos 247 anos da elevação de Castelo Branco a cidade, o município homenageou ainda os bombeiros locais e dois jovens atletas albicastrenses, Diogo Corte, utente da APPACDM que se sagrou Campeão da Europa de Síndrome Down, e Francisco Belo, campeão do Mundo Universitário em Lançamento de Peso.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!