Por: Diario Digital Castelo Branco
No Dia Internacional das Florestas, e no âmbito do Ano Municipal da Floresta - Proença A Nova Floresta, o Município e o CCV da Floresta, em parceria com as Juntas de Freguesia, associações e população local, plantaram mais de uma centena de árvores em 97 aldeias de sol a sol.
No Dia Internacional das Florestas, e no âmbito do Ano Municipal da Floresta - Proença A Nova Floresta, o Município e o CCV da Floresta, em parceria com as Juntas de Freguesia, associações e população local, plantaram mais de uma centena de árvores em 97 aldeias de sol a sol.
A comitiva começou o percurso na aldeia de Vales, pouco depois das seis e meia da manhã, e terminou no Vergão às dez e quinze da noite, sensibilizando para a importância de preservar e valorizar este importante recurso. Nas localidades em falta, as Juntas de Freguesia irão encarregar-se de plantar as árvores.
“Os beirões são resilientes por natureza e não há catástrofes que nos consigam abalar as forças. Depois desta adversidade, este simbolismo de hoje percorrermos mais de noventa localidades do concelho de Proença-a-Nova e em cada uma delas plantar uma árvore tem essa carga representativa, mas também transmite a nossa capacidade de renascer e de reconstruir a nossa floresta, mas, pedagogicamente e com o apoio do Centro Ciência Viva da Floresta, percebermos que todas as espécies têm lugar sejam pinheiros, carvalhos, medronheiros, entre outros, para uma floresta que se quer ordenada, geradora de riqueza, seja ambiental, turística, industrial e de manutenção da biodiversidade”, explicou o presidente da autarquia, João Lobo.
Nesta ação participou também, durante a manhã, o executivo da Junta de Freguesia de Benfica, que quis contribuir para reflorestar Proença-a-Nova, dando continuidade à parceria entre as duas entidades. Neste âmbito, no ano passado, foi inaugurado em Benfica o Jardim da Cortiçada onde foram plantadas oliveiras oferecidas pelo Município de Proença-a-Nova. “Tivemos um grande apoio e contributo por parte da Câmara Municipal que nos cedeu oliveiras para plantarmos num jardim que tem uma das primeiras designações do concelho de Proença-a-Nova”, afirmou a presidente da Junta de Freguesia de Benfica, Inês de Drummond.
Recordamos que até dia 30 de abril está patente no Auditório Municipal a exposição “Floresta por Inteiro”, um desafio lançado a todas as IPSS’s, Santas Casas da Misericórdia e Universidade Sénior para criarem uma árvore representativa do renascer da floresta. Em abril, haverá uma palestra sobre resinagem e para maio, está prevista uma visita à Assembleia da República e à Presidência da República entregar simbolicamente árvores de espécies autóctones. Até ao final do ano, em todos os dias 21 haverá uma iniciativa comemorativa do Ano Municipal da Floresta, o desafio é de todos e para todos.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet