Por: Diario Digital Castelo Branco
O convite é por as mãos na massa, misturar todos os ingredientes com afinco, deixar levedar, acender o forno a lenha, tender o pão, pô-lo a cozer e, no fim, provar o resultado da experiência. Será assim no próximo dia 7 de abril, na localidade de Sobral Fernando, durante a atividade “O Ciclo do Pão”.
O convite é por as mãos na massa, misturar todos os ingredientes com afinco, deixar levedar, acender o forno a lenha, tender o pão, pô-lo a cozer e, no fim, provar o resultado da experiência. Será assim no próximo dia 7 de abril, na localidade de Sobral Fernando, durante a atividade “O Ciclo do Pão”, atelier de cultura e gastronomia do projeto Beira Baixa Cultural, cofinanciado no âmbito do Centro 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia. Neste dia assinala-se também o Dia Nacional dos Moinhos.
A partir das 14h30, os participantes irão descobrir como se faz um pão caseiro com sabor a Beira Baixa. Enquanto a massa levedar, serão visitados pontos fundamentais deste ciclo do pão, nomeadamente a eira, o moinho junto à Ribeira da Fróia e, a concluir, o forno comunitário. O passeio terá ainda uma paragem no Rio Ocreza, no local onde há algumas décadas se apanhava a barca para a outra margem, devido à inexistência de ponte com o vizinho concelho de Vila Velha de Ródão. Na altura das ceifas, eram muitos os homens da Beira - conhecidos como os ratinhos - que se deslocavam para o Alentejo onde ficavam largas semanas a ceifar. Também essas memórias serão evocadas por quem viveu a experiência. O Grupo de Teatro Váatão associa-se a este evento e realizará alguns apontamentos sobre este tema.
As inscrições, gratuitas e limitadas a 40 participantes, podem ser feitas diretamente no Porto de Turismo ou pelo email postodeturismo@cm-proencanova.pt.
No dia 14 e 15 de abril realizam-se duas outras iniciativas do projeto Beira Baixa Cultural: no dia 14 será o atelier do queijo, em que os participantes serão convidados a fazer queijo, ficando a conhecer o processo de transformação do leite. Numa segunda etapa, será feita a harmonização de queijos com outros produtos, por exemplo o vinho ou as compotas. Esta iniciativa realiza-se às 16h00, no Parque Urbano Comendador João Martins, integrada no Festival Gastronómico Adega Típica, não sendo necessária inscrição prévia. No domingo, 15 de abril, decorrerá uma visita encenada às Antas / Mamoas de Moita, com a presença do grupo Vivarte, de forma a promover o património e a história do concelho. Inscrições a decorrer no Posto de Turismo.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet