Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 4 de abril de 2018

Idanha-a-Nova: Maria Leonor Carvalhão Buescu é nome de largo em Monsanto

Por: Diario Digital Castelo Branco

Maria Leonor Carvalhão Buescu (1932-1999), investigadora, ensaísta e professora universitária, foi homenageada, a título póstumo, com a atribuição do seu nome a um largo em Monsanto, sua terra natal.

Maria Leonor Carvalhão Buescu (1932-1999), investigadora, ensaísta e professora universitária, foi homenageada, a título póstumo, com a atribuição do seu nome a um largo em Monsanto, sua terra natal.

A cerimónia reuniu dezenas de familiares e amigos num largo junto da casa onde residiram os seus falecidos pais.

Na sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo jacinto, manifestou o seu reconhecimento: “Pela vida e obra desta ilustre monsantina, esta homenagem é mais do que justa. É nossa obrigação perpetuar a memória de todos aqueles que dão e deram um contributo para o desenvolvimento do nosso concelho com o seu saber e o seu amor por estas terras”.

Em seguida, Armindo Jacinto anunciou a intenção de reeditar a obra marcante de Maria Leonor Carvalhão Buescu “Monsanto, Etnografia e Linguagem”, inicialmente editada em 1961 e posteriormente em 1984.

A inscrição do nome da investigadora na toponímia de Monsanto acontece após aprovação em assembleia da União de Freguesias de Monsanto e Idanha-a-Velha. O presidente da Junta de Freguesia, Paulo Monteiro, considera que a homenagem “imortaliza a memória” desta importante figura da cultura portuguesa.

Os três filhos de Maria Leonor Carvalhão Buescu – Maria Helena, Ana Isabel e Jorge – estiveram presentes na cerimónia. Em nome da família, Maria Helena agradeceu a homenagem e lembrou “o amor” que sua mãe sempre sentiu por Monsanto, “um sítio ao qual nos agarramos e sentimos como nosso”. Deixou ainda uma palavra de reconhecimento aos avós, que foram professores na aldeia mais portuguesa.

A cerimónia contou ainda com intervenções do Padre Adelino Lourenço, pároco de Monsanto, do Cónego Victor Vaz e do investigador Elias Vaz, um dos promotores da homenagem.

Elias Vaz lembrou o percurso que tornou Maria Leonor Carvalhão Buescu “numa grande autoridade no estudo da Língua Portuguesa”. Pelo seu trabalho em prol da cultura portuguesa, o nome desta monsantina também faz parte da toponímia de Lisboa e da Amadora.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!