Por: Patrícia Calado
Luís Correia, presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, vai assinar hoje um protocolo que visa a abertura de uma loja Espaço Empresa. Castelo Branco é um dos 20 municípios que vai assinar, nas Caldas da Rainha, este protocolo, que marca o arranque de uma rede colaborativa de suporte às empresas, divulgou o IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, IP.
Luís Correia, presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, vai assinar hoje um protocolo que visa a abertura de uma loja Espaço Empresa.
Castelo Branco é um dos 20 municípios que vai assinar, nas Caldas da Rainha, este protocolo, que marca o arranque de uma rede colaborativa de suporte às empresas, divulgou o IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, IP.
Em declarações ao Diário Digital Castelo Branco, Luís Correia anunciou que o espaço, que se vai situar no edifício da autarquia Albicastrense, vai abrir dentro de "dois meses, no máximo três".
"Este é um espaço que vamos criar na Câmara, de apoio ao empresário e ao empreendedor , quem quer criar as suas empresas, terá um espaço que encaminha e apoia no que toca à burocracia", explicou o autarca.
O Espaço Empresa compreende assim a criação de uma rede de pontos únicos de atendimento às empresas, com serviços disponibilizados pela Administração Central e Local, quer através do canal presencial, quer através dos canais online e telefónico.
O presidente do município de Castelo Branco divulgou ainda que alguns funcionários da Câmara Municipal já estão a ter formação para, posteriormente, conseguirem prestar o melhor ao apoio aos empresários.
A assinatura deste protocolo representará um dia histórico, pois assinala formalmente o envolvimento dos municípios no projeto, parceiros, que ancorarão o desenvolvimento da rede na vertente presencial.
A iniciativa, desenvolvida em parceria com a AMA, Agência para a Modernização Administrativa e a AICEP, Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, teve por base projetos-piloto desenvolvidos em Leiria, Abrantes e Ansião desde junho do ano passado, para testar o modelo que, segundo o IAPMEI, assenta na implementação de uma abordagem multicanal às empresas e no envolvimento dos municípios, para a criação da rede de Espaço Empresa.
O projeto conta, segundo o IAPMEI, com o apoio de 26 entidades da administração pública central e regional, pertencentes às áreas da Justiça, Turismo, Administração Interna, Segurança Social, Trabalho, Ambiente, Agricultura, Mar, Planeamento e Infraestruturas, entre outros. A ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral e a Secretária de Estado da Indústria, Ana Teresa Lehmann, estarão presentes na cerimónia de assinatura dos protocolos.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet