Por: Patrícia Calado
A Câmara Municipal de Castelo Branco investiu mais de um milhão de euros na construção de um hangar e de uma torre de controle, investimento que completa uma infraestrutura que inclui ainda uma pista de aviação e a base de apoio logístico.
A Câmara Municipal de Castelo Branco investiu mais de um milhão de euros na construção de um hangar e de uma torre de controle, investimento que completa uma infraestrutura que inclui ainda uma pista de aviação e a base de apoio logístico.
"O investimento na torre e no hangar ultrapassa o milhão de euros e foi financiado a 100% pelo orçamento da Câmara de Castelo Branco, sem qualquer apoio comunitário. Iniciámos este investimento, e não parámos, mesmo sem apoio financeiro. Não é fácil dar continuidade, mas conseguimos concretizar. Aqui está a prova", afirmou hoje o presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia.
O autarca, que falava aos jornalistas durante a inauguração de um hangar e de uma torre de controle no aeródromo municipal de Castelo Branco, cerimónia integrada no 25º aniversário do aeroclube , explicou que este investimento vem completar um outro feito na pista e na Base de Apoio Logístico (BAL), que no seu conjunto, ultrapassa os sete milhões de euros.
"Um grande investimento que concretizámos, que é a continuidade da estratégia de desenvolvimento. Depois de um investimento na pista e na base, continuámos com a estratégia. Duas infraestruturas com qualidade. Um investimento não só para o concelho, mas para a região. Ficará ao serviço da região centro e do Interior, Castelo Branco lidera no desenvolvimento", frisou o edil.
A inauguração decorreu ontem durante as comemorações dos 25 anos do aeroclube, sendo para o presidente desta coletividade, o "início de uma nova época".
"Temos melhores condições e vamos trabalhar mais e melhor", acrescentou Manuel Rolo, que anunciou que vai dar início um curso para pilotos, em colaboração com a escola de Alqueidão.
Durante a cerimónia, Fernando Penha, presidente da Assembleia-Geral do aeroclube, recordou os 25 anos desta associação, que nasceu no dia 3 de abril de 1993, com um grupo que se uniu por esta paixão comum: aeronáutica.
"Não se pilotava, não havia qualquer evento de aeronáutica, os albicastrenses que gostavam de aeronáutica, tinham de sair da nossa cidade. Tornámos o sonho em realidade", discursou Fernando Penha.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet