Por: Diario Digital Castelo Branco
Um jovem de 20 anos, residente no Tortosendo, foi a única vitima mortal do despiste do autocarro que ocorreu ontem no IP2, junto a Arez-Nisa. O autocarro viajava com um grupo de estudantes do Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto da Covilhã, que tinham estado em Espanha, em Punta Umbria, em viagem de finalistas.
Um jovem de 20 anos, residente no Tortosendo, foi a única vitima mortal do despiste do autocarro que ocorreu ontem no IP2, junto a Arez-Nisa.
O autocarro viajava com um grupo de estudantes do Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto da Covilhã, que tinham estado em Espanha, em Punta Umbria, em viagem de finalistas.
Segundo a proteção Civil, o acidente ocorreu com "condições adversas" e numa zona com "muita sinistralidade".
Segundo o comandante distrital de operações de socorro de Portalegre, Rui Conchinha, o acidente, em que morreu um rapaz de 20 anos, ocorreu no nó de Arez e a Barragem de Fratel do IP2, uma estrada “sempre perigosa e numa zona já com muita sinistralidade”.
“Com condições adversas, com muita chuva”, o autocarro despistou-se pelas 17:56 e fez um capotamento lateral, descreveu Rui Conchinha.
O autocarro transportava, além do motorista, 48 passageiros, sobretudo jovens entre os 18 e os 23 anos provenientes da Covilhã e de Belmonte, que estavam a regressar de uma viagem de finalistas a Espanha, segundo fontes da Proteção Civil e da GNR de Portalegre.
Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Portalegre, o acidente provocou a morte de um rapaz de 20 anos, quatro feridos graves e 29 feridos ligeiros.
Os feridos foram transportados para os hospitais de Portalegre, Abrantes e Castelo Branco. Os restantes ocupantes da viatura foram inicialmente transportados para Nisa e mais tarde para Vila Velha de Ródão, onde alguns familiares os foram buscar.
A Câmara da Covilhã emitiu um voto de pesar pela vítima mortal e de solidariedade com feridos do despiste de um autocarro no Itinerário Principal 2 (IP2), Nisa, que transportava alunos nos concelhos da Covilhã e de Belmonte.
"A Câmara Municipal da Covilhã exprime publicamente o seu profundo pesar pela morte do jovem que hoje foi vítima do acidente de autocarro que regressava à Covilhã com alunos finalistas", refere o município na mensagem publicada na página oficial do Facebook. Na nota, a autarquia também manifesta a "sua solidariedade aos jovens feridos e familiares, que tão inesperadamente se viram envolvidos nesta tragédia".
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou “profundamente o acidente de autocarro com jovens estudantes ocorrido perto de Nisa”, no distrito de Portalegre, que fez um morto e quatro feridos graves, dizendo-se “desolado”.
Em mensagem publicada na página da internet da Presidência, o chefe de Estado, que se encontra em França, enviou “as mais sinceras condolências à família enlutada e aos amigos do jovem [de 20 anos] tão tragicamente desaparecido”, desejando “rápida recuperação a todos os feridos”.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet