Por: Diario Digital Castelo Branco
A Festa da Rosa Albardeira está a chegar a Toulões, no concelho de Idanha-a-Nova, pela primeira vez com um cartaz internacional e a oportunidade única de semear a sua própria flor.
A Festa da Rosa Albardeira está a chegar a Toulões, no concelho de Idanha-a-Nova, pela primeira vez com um cartaz internacional e a oportunidade única de semear a sua própria flor.
Nos dias 21 e 22 de abril, a “Aldeia da Rosa Albardeira” mostra as suas cores primaveris e celebra esta planta rara que tem projetado o nome de Toulões em Portugal e além-fronteiras.
Ateliers de sementeira e oficinas de flores artesanais são algumas das novidades desta terceira edição onde pode ajudar a florir Toulões ou fazer uma rosa albardeira para levar como recordação.
A festa abre com o Encontro “Rosa Albardeira, oportunidade para Toulões”, pelas 16 horas de sábado. O colóquio tem a colaboração do Geopark Naturtejo – Geoparque Mundial da UNESCO e estarão presentes, pela primeira vez, outras comunidades europeias, nomeadamente da Alemanha, onde as peónias são um fator de desenvolvimento.
Já para vivenciar a biodiversidade de Toulões em todo o seu esplendor, o Passeio Pedestre da Rosa Albardeira é a proposta ideal. Na manhã de domingo (22 de abril), esta caminhada leva os participantes até à Serra da Murracha, onde a flor cresce no seu habitat natural (inscrições 277 202 900). Quem preferir pode optar pelo passeio a cavalo (968 211 496 / 968 696 038).
Durante os dois dias haverá ainda animação de rua, tasquinhas, mercado de produtos regionais e vários concertos. Destaque para “Os Vocalistas” e uma Noite de Fados no sábado e para uma aula de Zumba e as “Bombocas” no domingo, entre vários grupos do concelho de Idanha-a-Nova, Cidade Criativa da Música da UNESCO.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet