Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
Os deputados do PS eleitos por Castelo Branco querem saber que medidas foram tomadas pelo Ministério do Ambiente para apurar a origem de peixes mortos na albufeira de Santa Águeda.
Os deputados do PS eleitos por Castelo Branco querem saber que medidas foram tomadas pelo Ministério do Ambiente para apurar a origem de peixes mortos na albufeira de Santa Águeda.
No documento a que a agência Lusa teve acesso, os deputados Hortense Martins e João Marques explicam que recentemente houve relatos do surgimento de vários peixes mortos na albufeira de Santa Águeda, em Castelo Branco, e querem saber se o Ministério do Ambiente teve conhecimento desta ocorrência e que medidas foram tomadas para apurar a origem e para minimizar os impactos ambientais na albufeira.
"Tendo em conta que é desta albufeira que se procede à recolha de água para o abastecimento público de vários concelhos da região, quais são as garantias que o Ministério do Ambiente pode dar relativamente à qualidade da água", questionam.
Os deputados socialistas sublinham ainda, que tendo em conta o eventual risco para a saúde pública, para o meio ambiente, para a economia da região e para o turismo, importa compreender o que ocorreu, a respetiva origem e as medidas mitigadoras a implementar.
"Que medidas prevê o Ministério do Ambiente implementar para que estas ocorrências não se venham a repetir", lê-se no documento.
Hortense Martins e João Marques realçam que a albufeira de Santa Águeda é o local onde se recolhe a água que procede ao abastecimento público nos concelhos de Castelo Branco, Fundão, Idanha-a-Nova e Vila Velha de Ródão.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet