Por: Diario Digital Castelo Branco
Nos próximos dias 11,12, 13 e 14 de Maio serão cumpridas as etapas da Via Portugal Nascente do Caminho Português Interior de Santiago, nos concelhos de Vila Velha de Ródão e de Castelo Branco.
Nos próximos dias 11,12, 13 e 14 de Maio serão cumpridas as etapas da Via Portugal Nascente do Caminho Português Interior de Santiago, nos concelhos de Vila Velha de Ródão e de Castelo Branco.
O percurso denominado “Via Portugal Nascente” foi apresentado em Évora no passado dia 4 de Maio com a presença do Presidente da República, que apadrinhou o projecto de restabelecimento deste caminho milenar pelo interior do país. Quando completo, terá início em Tavira no Algarve e término em Trancoso no distrito da Guarda onde entronca com o chamado “Caminho Torres” com origem em Salamanca, prosseguindo depois para norte em direcção a Compostela.
O projecto é da iniciativa e responsabilidade da Associação Via Lusitana, contando com o apoio do Turismo de Portugal e de todas as dioceses e municípios envolvidos ao longo de todo o percurso num total de 19 etapas e 390 quilómetros.
Na nossa região a parceria é assegurada pela Confraria dos Caminhos de Castelo Branco e com o apoio logístico das Câmaras Municipais de Vila Velha de Ródão e de Castelo Branco, que procederam à marcação dos troços entre Vila Velha de Ródão e Amarelos, Amarelos-Castelo Branco e Castelo Branco-Soalheira. Foi utilizada a sinalética homologada pela Associação Via Lusitana, designadamente postes, vieiras e setas amarelas que orientarão os peregrinos na sua caminhada rumo a Santiago de Compostela.
De acordo com a Confraria dos Caminhos é sua intenção promover na área dos dois municípios a instalação de algumas estruturas de apoio logístico aos muitos peregrinos que se espera virem a optar pelo percurso da “Via Portugal Nascente”, à semelhança do que já se verifica em muitos outros troços do Caminho de Santiago.
Nesta caminhada inaugural da “Via Portugal Nascente”, destaque ainda para o elemento histórico especial conferido pelo facto de os peregrinos transportarem uma réplica do bordão que a Rainha Santa Isabel usou nas duas peregrinações que realizou a Santiago, o qual funcionará como transmissão simbólica de testemunho entre cada município até chegar a Trancoso no dia 20 de Maio. Será esse bordão que será entregue no dia 12 na ponte de Vila Velha ao representante daquele município e no dia seguinte ao representante de Castelo Branco no limite dos dois concelhos nas imediações de Amarelos.
Na cidade de Castelo Branco, os peregrinos completarão a etapa junto á Sé Concatedral cerca das 12 horas de domingo, dia 13 de Maio.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet