Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Cultura 15 de maio de 2018

Idanha-a-Nova cria Associação Cultural para preservar Viola Beiroa

Por: Diario Digital Castelo Branco

Acaba de ser criada a Associação Cultural Viola Beiroa de Idanha-a-Nova, uma coletividade que visa preservar e valorizar a identidade desta viola típica da região.

Acaba de ser criada a Associação Cultural Viola Beiroa de Idanha-a-Nova, uma coletividade que visa preservar e valorizar a identidade desta viola típica da região.

A Associação aposta na formação de novos executantes, na construção do instrumento, na investigação e na divulgação ao vivo, através do grupo musical Raia Beiroa, integrado nesta coletividade.

A presidir a Associação está o mestre Alisio Saraiva, principal responsável pela revitalização da Viola Beiroa nas últimas duas décadas. O dirigente explica que “o objetivo principal é a preservação deste património do concelho de Idanha-a-Nova, através de oficinas de construção e do ensino para formação de novos executantes”.

A Associação Cultural Viola Beiroa surge no seguimento do primeiro curso de construção do instrumento, em 2016/2017, promovido pela Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e a Filarmónica Idanhense.

O projeto tem como referência a Viola Beiroa exposta no Museu Nacional de Etnologia, modelo que era tocado por Manuel Moreira, de Penha Garcia, um dos mais influentes executantes.

Nos planos de Alisio Saraiva estão ainda a publicação em livro da história da Viola Beiroa e a apresentação de um método de ensino. “Para mim, o ensino é fundamental, por isso, esta associação está aberta a todos os que queiram aprender”, refere Alisio Saraiva que, nos últimos 25 anos, criou uma nova afinação para a Viola Beiroa, orientou cursos de construção e de aprendizagem e deu nova vida a um instrumento que se encontrava esquecido.

A Viola Beiroa é uma das apostas da estratégia de Idanha-a-Nova, Cidade Criativa da Música da UNESCO e tem sido, progressivamente, introduzida nos grupos do concelho. Para o presidente da Câmara Municipal, Armindo Jacinto, que felicita a criação desta associação, cabe a todos “trabalhar a enorme riqueza cultural e etnomusical do concelho de Idanha, para que juntos a possamos preservar, promover e divulgar”.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!