Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 17 de maio de 2018

Castelo Branco: JSD debate regime do ensino superior com ex-ministra e dirigente da maior associação

Por: Diario Digital Castelo Branco

No próximo dia 19 de maio, sábado, a JSD Distrital de Castelo Branco irá promover, pelas 16h00, uma conferência sobre o “Futuro do Ensino Superior”, que terá lugar na biblioteca municipal de Castelo Branco e vai de encontro ao mês da Educação e Associativismo do Projeto Político “Agora, o Interior!”.

No próximo dia 19 de maio, sábado, a JSD Distrital de Castelo Branco irá promover, pelas 16h00, uma conferência sobre o “Futuro do Ensino Superior”, que terá lugar na biblioteca municipal de Castelo Branco e vai de encontro ao mês da Educação e Associativismo do Projeto Político “Agora, o Interior!”.

Esta sessão surge depois de várias reuniões com dirigentes associativos e juvenis e tem como objetivo discutir a revisão do regime jurídico das instituições de ensino superior, 11 anos depois da sua instituição, atendendo a que a discussão deveria ter ocorrido em 2012 e 2017 e nenhuma das revisões foi levada por diante. O painel será composto por Graça Carvalho e João Pedro Louro.

A primeira oradora, que foi por duas vezes Ministra do Ensino Superior, Eurodeputada, membro do Conselho Nacional de Educação, Vice-Presidente da Ordem dos Engenheiros e Diretora-geral do GRICES – Gabinete de Relações Internacionais da Ciência e do Ensino Superior, é licenciada em Engenharia Mecânica e doutora pelo Imperial College of Science, Technology and Medicine, no Reino Unido. Exerce funções como Conselheira Principal do Presidente da Comissão Europeia, professora catedrática do Instituto Superior Técnico. João Pedro Louro, por sua vez, é Presidente da maior estrutura representativa de estudantes do país (Associação Académica de Lisboa), Vice-Presidente da Juventude Social Democrata e Presidente da JSD Distrital de Setúbal. É licenciado em Ciência Política pelo ISCSP, onde foi Presidente do Núcleo de Ciência Política, Presidente da Direção da Associação de Estudantes, representante estudantil no Senado da Universidade de Lisboa e Vice-Presidente do Conselho Pedagógico.

Para o Presidente da JSD Distrital Castelo Branco, é “um orgulho contarmos com dois dos quadros mais conhecedores desta matéria em Portugal, quer ao nível docente, quer discente, para darmos os primeiros passos na revisão do RJIES, na medida em que não faz sentido a perpetuação da disparidade representativa entre estudantes e docentes nos Conselhos Gerais, quando antes existia uma igualdade numérica, nem que a impossibilidade do financiamento de alumni às instituições seja travada pelo orçamento do estado e pela lei do enquadramento orçamental”.

Hugo Lopes afirma que a estrutura não baixará os braços na defensa intransigente das novas gerações e do seu território: “portanto, devemos debater o estatuto do bolseiro de investigação científica, a contratação de quadros segundo as regras da Estratégia Europa 2020, que obriga a que, nesse ano, 33% dos quadros das instituições tenham menos de 35 anos, bem como os moldes do regime fundacional por forma a que, sem comprometer o projeto que visa a ligação do meio académico com o empresarial e territorial, se consigam colmatar as disparidades de financiamento e empresas dispostas a investir que existem entre o interior e o litoral”.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!