Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 19 de maio de 2018

Penamacor: Exposição de escultura de artistas internacionais em Penamacor

Por: Diario Digital Castelo Branco

Os Paços do Concelho de Penamacor recebem, até ao dia 10 de junho, uma exposição de escultura de Nelson Cardoso e Carlos Henrich. As peças estão expostas no interior e no exterior do edifício.

Os Paços do Concelho de Penamacor recebem, até ao dia 10 de junho, uma exposição de escultura de Nelson Cardoso e Carlos Henrich. As peças estão expostas no interior e no exterior do edifício.

“Aqui, podemos encontrar arte e muito trabalho. O público pode tocar, sentir o volume. Escolhemos Penamacor porque fiz a estátua do Lince para cá. Gostei muito da terra. É um local tranquilo e sossegado”, explicou Nelson Cardoso.

Já Carlos Henrich acredita que estamos numa época em que há um “reavivar da escultura em pedra”. “As artes estão muito influenciadas pelas tecnologias digitais e têm tido menos atenção à escultura em pedra. Há toda uma nova geração de escultores em Portugal, todos mais ou menos da nossa geração. Acredito que é possível reavivar a escultura e que as gerações futuras tenham novamente interesse por esta arte. A escultura em pedra está de volta”.

Nelson Cardoso nasceu em Ribeirão Preto, no Brasil, e reside em Portugal desde 1980. Formou-se em Escultura no AR.CO - Centro de Arte e Comunicação Visual. Viu o seu trabalho exposto em várias exposições nacionais e internacionais. O escultor recebeu o Prémio Instalação VERA World Fine Art Festival - Lisboa, com o trabalho “Rusga e Vaga - Mundo”, adquirida e exposta em “O Olhar do Colecionador”, no Museu Berardo, em 2015.

O artista executou, ainda, as esculturas “O Lince” e “O Tonho da Aldeia”, em 2016 e 2017, respetivamente, em Penamacor. Já Carlos Henrich nasceu na Suíça e vive e trabalha em Lisboa desde 1990. Frequentou o curso de Pintura na Staatliche Akademie der Bildenden Künste, em Karlsruhe, na Alemanha, onde em 88 obteve o grau de “aluno mestre” na mesma área. Paralelamente desenvolveu trabalhos em escultura em Vila Viçosa e Évora. Desde 1988 participa em diversos projetos coletivos com artistas. Carlos Henrich tem visto as suas peças expostas em várias exposições nacionais e internacionais, tendo também recebido vários prémios ao longo da carreira.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!