Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Cultura 22 de julho de 2018

Proença-a-Nova: “Beira Baixa Sob Perspetiva” patente na Galeria Municipal até 31 de agosto

Por: Diario Digital Castelo Branco

“Beira Baixa Sob Perspetiva” é o título da exposição patente na Galeria Municipal de Proença-a-Nova, e que reúne as perspetivas de dois fotógrafos sobre o território da Beira Baixa.

“Beira Baixa Sob Perspetiva” é o título da exposição patente na Galeria Municipal de Proença-a-Nova, e que reúne as perspetivas de dois fotógrafos sobre o território da Beira Baixa.

Valter Vinagre e Pedro Martins percorreram os concelhos de Proença-a-Nova, Oleiros, Vila Velha de Ródão, Castelo Branco, Idanha-a-Nova e Penamacor (que compõem a CIMBB – Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa), focando-se nas paisagens naturais e humanas, numa recolha que pode ser apreciada na Galeria até 31 de agosto.

Para o presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Lobo, “a cultura é e será sempre um veículo agregador dos territórios, quando muitas vezes as autarquias têm dificuldade em encontrar projetos comuns”. Na sua opinião, as fotografias remetem para as paisagens e para as pessoas do território, “chamando para a importância que, de facto, as pessoas sempre têm na vivência dos espaços, habitando-os ou contemplando-os”.

Organizada pela CIMBB no âmbito do projeto Beira Baixa Cultural, cofinanciado no âmbito do Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia, a curadoria da exposição esteve a cargo de Mariana Salgueiro que apresentou a itinerância desta mostra pelos restantes municípios, cada uma delas com uma particularidade diferente. Em Proença-a-Nova, essa diferença foi a recolha sonora realizada por Filipe Faria, “que nos permite sentir uma parte do património que não pode ser traduzido em imagens, o património imaterial: as pessoas, nas suas vozes, e o espiritual na natureza, nos seus sons. Com uma envolvência sombria, recolhida e calma, espera-se poder fazer desta exposição uma experiência imersiva, sensível e irrepetível”.

Depois de Proença-a-Nova, “Beira Baixa Sob Perspetiva” rumará a Vila Velha de Ródão, seguindo-se os restantes municípios da CIMBB até 2020.

As fronteiras que separam estes concelhos são somente linhas imaginadas, que servem um propósito de organização administrativa. A natureza, as gentes, as suas tradições e memórias são bens partilhados”, sintetiza Mariana Salgueiro.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!