Por: Diario Digital Castelo Branco
“Ilustres Personalidades” do concelho de Proença-a-Nova que são apresentadas no primeiro volume desta coleção, da responsabilidade da Magnalingue, ONGD (Organização Não Governamental para o Desenvolvimento).
Alfredo Farinha, Alfredo Fernandes, Álvaro da Cunha, Assis Roda, Ezequiel Lopes Ribeiro, Guilhermina Lopes Farinha, João Crisóstomo Manso, João Fernandes Páscoa, João Pires e Joaquim Farinha: são estas as dez “Ilustres Personalidades” do concelho de Proença-a-Nova que são apresentadas no primeiro volume desta coleção, da responsabilidade da Magnalingue, ONGD (Organização Não Governamental para o Desenvolvimento).
O livro, que tem na capa a Pedra das Letras, localizada próximo das Cimadas, foi apresentado publicamente na Casa das Associações, em Proença-a-Nova, tendo o presidente da Câmara Municipal, João Lobo, destacado a importância de preservar a memória.
“Um povo que não tem memória do seu passado, que não sabe reconhecer aqueles que, em vários patamares da sociedade, deram o seu contributo e fizeram desenvolver o seu concelho, é um povo que não honra a sua história e matriz identitária”, referiu.
Jorge Tomé, presidente da Magnalingue, ONGD, apresentou a publicação, referindo desde logo que há no concelho de Proença-a-Nova “muitas pessoas a quem alguns chamam ou denominam de ilustres, mas ilustres pelo seu desempenho durante a sua vida, com funções e com profissões das mais diversas, mas que no exercício das suas atividades tinham o reconhecimento dos seus pares”.
Neste primeiro livro, são apresentadas dez personalidades, oriundas de todas as freguesias do concelho, com maior predominância para Proença-a-Nova e Peral. É objetivo da associação publicar novo volume no próximo ano. O livro, que custa 10€, pode ser solicitado diretamente à Magnlingue pelo email magnalingue@gmail.com.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet