Por: Diario Digital Castelo Branco
A Associação Squalius dos Escalos de Cima, tem desde há 7 anos realizado a Festa de S. Sebastião e o seu tradicional Cortejo e Leilão de Tabuleiros.
A Associação Squalius dos Escalos de Cima, tem desde há 7 anos realizado a Festa de S. Sebastião e o seu tradicional Cortejo e Leilão de Tabuleiros.
Segundo Miguel Rijo, presidente da associação, esta festa era nos últimos 70 anos realizada pelos "mancebos no ano em que iam à tropa", mas acabou por desaparecer, e há cerca de 30 anos que não se realizava.
Desde há 7 anos que a associação tem vindo a realiza-la de forma a manter viva a tradição, "esta era uma tradição de muitas aldeias do concelho, aqui acabou por desaparecer, e nós, como associação que quer preservar as tradições, retomámos a festa e o cortejo e leilão dos tabuleiros" afirma Miguel Rijo.
Os tabuleiros são elaborados pelas mulheres do Rancho Folclórico da Associação e são depois leiloados para ajudar às despesas da festa, que decorre durante todo o fim de semana.
Luís Correia, Presidente da Câmara de Castelo Branco, esteve presente durante o Cortejo dos tabuleiros, para mostrar o seu apoio a esta coletividade que tem trabalhado de forma exaustiva para manter viva as tradições da sua terra.
"É importante ajudar estas associações no seu trabalho de preservação das nossas tradições, a nossa presença nestes momentos é simbólica, mas mostra o interesse que temos na preservação cultural do concelho e o reconhecimento do trabalho de associações como esta que se dedicam à recolha e preservação das nossas tradições" afirmou o autarca.
FOTOS CB ACONTECE
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet