Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Cultura 27 de setembro de 2018

Companhia de teatro do Fundão apresenta-se no Brasil

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

A Estação Teatral da Beira Interior (ESTE), com sede no Fundão, vai estar no Brasil até dia 05 de outubro para uma série de apresentações da peça "BambaVambaWamba", que decorrerão em São Paulo e no Rio de Janeiro, anunciou a ESTE.

A Estação Teatral da Beira Interior (ESTE), com sede no Fundão, vai estar no Brasil até dia 05 de outubro para uma série de apresentações da peça "BambaVambaWamba", que decorrerão em São Paulo e no Rio de Janeiro, anunciou a ESTE.

Em nota de imprensa enviada à Lusa, esta companhia de teatro explica que, entre hoje e o dia 30, as apresentações decorrem no Teatro Alfredo Mesquita, em São Paulo.

Posteriormente, a companhia segue para para o Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro, onde se apresenta entre os dias 04 e 07 de outubro.

Nestas apresentações, a ESTE levará ao público brasileiro a história que narra a memória de um rei visigodo, proporcionando-lhe "reflexões sobre atualidade vivida no Brasil, a partir de uma história que perpassa a paisagem cultural ibérica pelo mito revisitado de Bamba (Vamba ou Wamba: mito fundacional, revelador da circunstância humana, ontem como hoje)".

Esta deslocação surge na sequência de um convite da produtora brasileira Palavra Z Produções, que, além das apresentações teatrais, também agendou a realização de um 'workshop' dirigido pelo diretor artístico da ESTE, Nuno Pino Custódio.

Com o nome "O Actor e a Neutralidade", este 'workshop' decorrerá no Centro de Pesquisa da Máscara em São Paulo, entre os dias 27 a 29 de setembro, e no Atelier de Pesquisa de Máscaras Teatrais, no Rio de Janeiro, de 03 a 05 de outubro.

"O Actor e a Neutralidade" é um 'workshop' criado por Nuno Pino Custódio, em 2012, que sintetiza princípios e práticas do trabalho pedagógico com a máscara neutra.

Esta abordagem na formação do ator é complementada com outros conceitos e exercícios que foram emergindo da atividade como diretor e formador, ao longo das últimas três décadas.

"'O Actor e a Neutralidade' pode considerar-se, assim, como uma proposta prática para uma 'ideia de teatro'", especifica a ESTE, na nota de imprensa.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!