Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
A ASTA - Associação de Artes e Outras Artes da Covilhã vai apresentar-se, em outubro, na Argentina e no Brasil, com o espetáculo "Paradjanov - A Celebração da Vida", anunciou aquela companhia do distrito de Castelo Branco.
A ASTA - Associação de Artes e Outras Artes da Covilhã vai apresentar-se, em outubro, na Argentina e no Brasil, com o espetáculo "Paradjanov - A Celebração da Vida", anunciou aquela companhia do distrito de Castelo Branco.
Em nota de imprensa enviada à Lusa, a ASTA lembra que esta apresentação surge depois de a companhia já ter levado a cena, em Portugal, Espanha, Itália e Arménia, esta produção "em torno da vida e obra do grande cineasta arménio, Sergei Paradjanov, considerado um dos mais importantes do século XX.
"A comitiva covilhanense viajará para Buenos Aires, no próximo dia 01 de outubro, onde fará a primeira apresentação, em solo latino-americano, no dia 04. Ainda em território argentino, a ASTA apresenta-se em Mar del Plata, no dia 06, no Festival Ibero Americano daquela cidade, considerado um dos mais relevantes da América Latina", refere a ASTA.
De acordo com a informação, a companhia viajará depois para São Paulo, no Brasil, onde fará seis apresentações em várias cidades: dia 11, em Votorantim, dia 12, em Sorocaba, dia 15, em Salto, e dias 19 e 20, na capital paulista. Antes do regresso a Portugal, "Paradjanov - A Celebração da Vida" é ainda apresentado em Santa Maria, no Festival Internacional de Teatro daquela cidade, do estado, de Rio Grande Sul, a 21 de outubro.
Este espetáculo foi estreado no início do ano, em Santander, passou ainda por Burgos, Tenerife, Madrid e Barcelona, em Espanha. Em Itália foi apresentado nas cidades de Gubio e Loreto. Já em Portugal, além da Covilhã, esteve em Santa Maria da Feira, Idanha-a-Nova, Vieira de Leiria e Sintra, tendo ainda viajado até à capital da Arménia, Yerevan, para participar no Festival Internacional de Teatro Armmono.
A ASTA lembra ainda que "até ao momento, foram realizadas um total 23 apresentações e que "Paradjanov - A Celebração da Vida" tem ainda a particularidade de celebrar os 20 anos de carreira do ator Sérgio Novo.
"Trata-se de um projeto financiado pelo Ministério da Cultura/Direção Geral das Artes, que conta com o apoio à internacionalização por parte da Fundação Calouste Gulbenkian e a coproduzida da companhia Abrego teatro, a sala La Teatreria de Abrego e o Festival Internacional de Teatro Solo Tu, ambos de Santander", especifica.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet