Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Cultura 9 de outubro de 2018

Castelo Branco: Biodanza no Centro Artístico Albicastrense todas as terças-feiras

Por: Diario Digital Castelo Branco

A partir de 9 de outubro, e em todas as terças-feiras do mês, o Centro Artístico Albicastrense – situado no número 101 da Rua de Santa Maria, no centro histórico de Castelo Branco – recebe aulas regulares de Biodanza, naquele que é o único grupo regular do distrito.

A partir de 9 de outubro, e em todas as terças-feiras do mês, o Centro Artístico Albicastrense – situado no número 101 da Rua de Santa Maria, no centro histórico de Castelo Branco – recebe aulas regulares de Biodanza, naquele que é o único grupo regular do distrito.

Nesta primeira fase, as aulas abertas servirão essencialmente para dar a conhecer este sistema de desenvolvimento humano, assente no movimento e na música, para depois de criado o grupo se seguir o programa proposto pela biodanza. “Não é preciso saber dançar para fazer Biodanza, pois privilegiamos o movimento pleno de sentido, que varia consoante a história pessoal de cada praticante. Também não fazemos coreografias ensaiadas já que, acima de tudo, o objetivo é estimular a criatividade de cada um e a livre expressão, dentro de determinadas pautas”, refere Sónia Martins, facilitadora em supervisão, formada pela Escola de Biodanza de Portugal e responsável pelas aulas.

Criada pelo antropólogo chileno Rolando Toro, na década de 1960, a Biodanza é um sistema que favorece o desenvolvimento humano através de vivências integradoras induzidas pela música e pelo movimento. Na prática, uma aula dura uma hora e meia e é composta por um conjunto de exercícios e músicas, organizado segundo o modelo teórico da Biodanza, com o objetivo de elevar o nível de saúde e bem-estar, desenvolver a autoestima e o autoconhecimento, melhorar a comunicação e expressão de si mesmo e estimular a criatividade a todos os níveis.

Qualquer pessoa pode participar nas aulas de Biodanza, independentemente da idade e da condição física, tendo em conta que cada um é responsável pelo movimento que faz e autorregula-se em função da sua condição. O essencial é a disponibilidade para aceitar as propostas que são feitas e que são muito variadas: “nada do que acontece numa aula de Biodanza é aleatório e o sistema está assente em princípios biológicos, fisiológicos e das ciências sociais e humanas que têm impacto na vida de todos os dias, sendo também um maravilhoso convite à alegria de viver e ao prazer de nos movermos”, refere Sónia Martins.

“O compromisso e a regularidade são fundamentais para se poderem despertar potenciais que todos temos e que, no fim de contas, nos tornam mais recetivos à vida. À letra, podemos dizer que Biodanza é mesmo a dança da vida”.

As aulas realizam-se todas as terças-feiras, às 20h00, no Centro Artístico Albicastrense com inscrição prévia em  www.facebook.com/biodanzasoniamartins, biodanzasoniamartins@gmail.com ou pelo 963 051 518.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!