Por: Diario Digital Castelo Branco
O Centro Assistencial, Cultural e Formativo do Fundão (CACFF) termina o ano de forma desafiante e dá início ao projeto resposta social CAFAP – Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Familiar.
O Centro Assistencial, Cultural e Formativo do Fundão (CACFF) termina o ano de forma desafiante e dá início ao projeto resposta social CAFAP – Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Familiar.
Um serviço de apoio especializado às famílias com crianças e jovens, vocacionado para a prevenção e reparação de situações de risco psicossocial mediante o desenvolvimento de competências parentais, pessoais e sociais das famílias.
Em comunicado o CACFF diz ser a resposta social denominada de ‘Entre Famílias’ que pretende tornar funcionais famílias em risco.
O protocolo foi assinado com o Instituto da Segurança Social, no dia 05 de dezembro, no Centro Distrital da Segurança Social de Castelo Branco.
Os CAFAP assumem especial relevância no diagnóstico, prevenção e reparação de situações de risco psicossocial das famílias, bem como na promoção de uma parentalidade positiva, tendo em conta a realidade social em que se perspectiva a sua intervenção, já que são profundos conhecedores da realidade específica em que se integram.
Assim, os Centros de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental desenvolvem uma intervenção especializada dirigida às famílias com crianças e jovens com vista à valorização de competências parentais, pessoais e sociais das famílias, tendo em conta o desenvolvimento integral das crianças e jovens no seio familiar.
Esta intervenção distribui-se por três modalidades: Preservação Familiar, Reunificação Familiar e Ponto de Encontro Familiar. A Preservação Familiar consiste em prevenir a retirada da criança do seu meio natural de vida, na Reunificação visa o regresso da criança institucionalizada ao seu meio familiar e Ponto de Encontro Familiar constitui-se como um espaço neutro e idóneo que visa a manutenção ou o restabelecimento dos vínculos familiares.
Esta necessidade surge da ampla experiência do CACFF no trabalho com famílias do concelho e decorre de uma lacuna que urge preencher no nosso distrito, nomeadamente a escassez de equipas ao serviço da prevenção primária e intervenção na família como um todo, de forma a serem capacitadas e trabalhadas de forma sistémica e integrada.
Esta resposta social reveste-se de especial importância no apoio aos Tribunais, CPCJ’s, Câmaras Municipais, Agrupamentos de Escolas e Saúde, contando com estes parceiros estratégicos para uma intervenção concertada.
Obedecendo à filosofia supraconcelhia que tem vindo a ser implementada, este CAFAP propõe-se a uma intervenção no distrito de Castelo Branco, já que é, atualmente a única resposta deste género no território distrital.
O Objecto e modo de funcionamento dos CAFAP encontram-se definidos ao abrigo do artigo 5.º do Decreto -Lei n.º 64/2007, de 14 de março, com a redacção que lhe foi dada pelo Decreto-Lei n.º 99/2011, de 28 de Setembro, e divulgado em Diário da República a 2 de abril de 2013, na Portaria nº139/2013.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet