Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 13 de dezembro de 2018

Fundão: Municipio adere à Rede de Municipios pela Paz

Por: Diario Digital Castelo Branco

O Município do Fundão aderiu à Rede de Municípios pela Paz, uma organização da UNESCO que promove os valores da Paz junto das comunidades e instituições públicas e privadas.

O Município do Fundão aderiu à Rede de Municípios pela Paz, uma organização da UNESCO que promove os valores da Paz junto das comunidades e instituições públicas e privadas.

A adesão decorreu durante as IV Jornadas de la Paz, que decorreram em Jerez de la Frontera, nos dias 4 e 5 de dezembro, com organização da Universidade de Cádiz e nas quais o Município do Fundão foi a autarquia portuguesa convidada.

Segundo a organização, o Fundão foi selecionado considerando as práticas e os projetos que está a desenvolver nos domínios da igualdade, da integração e da convivência multicultural.

O Município do Fundão assinou, também, o "Compromisso pela Paz" ("Pledge to Peace"), auspiciado pelo Parlamento Europeu e que difunde as atividades e os planos necessários para promover a Paz e o bem-estar das sociedades no seu significado mais amplo e universal, baseando-se nos princípios da solidariedade, da igualdade e da liberdade e apoiado em iniciativas e recursos como os da educação, da tecnologia, da ciência e da construção de políticas transnacionais.

Nas jornadas, a Vereadora Alcina Cerdeira apresentou as linhas gerais da estratégia municipal, realçando e evocando as ligações e as responsabilidades acrescidas do território relativamente à UNESCO, com a Rede de Casas Temáticas como locais promotores da convivência, da multiculturalidade, e a Casa das Memórias António Guterres, ilustre fundanense e atual Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas. Para Alcina Cerdeira "o apelo de António Guterres: «a dignidade e a esperança, o progresso e a prosperidade – enfim tudo o que valorizamos como família humana – depende da Paz. Apelo a todos para que partilhem comigo este compromisso para com a Paz hoje e todos os dias», tem de ser afirmado e vivido. É isso que estamos a fazer no Fundão".

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!