Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 27 de dezembro de 2018

Geociências são referência no Geopark Naturtejo

Por: Diário Digital Castelo Branco

O período do Natal é tempo dos preparativos para receber a família e dos festejos do ano que se avizinha. Mas o trabalho científico no território do Geopark Naturtejo, geoparque mundial pela UNESCO não abranda, reinvidicando uma importância cada vez mais assumida na região.

O período do Natal é tempo dos preparativos para receber a família e dos festejos do ano que se avizinha. Mas o trabalho científico no território do Geopark Naturtejo, geoparque mundial pela UNESCO não abranda, reinvidicando uma importância cada vez mais assumida na região.

O geólogo Martim Chichorro, do Centro de Investigação GeoBioTec da Faculdade de Ciências da Universidade Nova de Lisboa, desenvolveu na última semana trabalho de campo em Penha Garcia e na região de Salvaterra do Extremo, com o coordenador científico do Geopark Naturtejo Carlos Neto de Carvalho e o geólogo João Geraldes.

 Estes trabalhos incluem-se em protocolo em vias de assinatura entre o Município de Idanha-a-Nova e o Departamento de Geociências desta Universidade, que permitirá determinar a idade isotópica, de forma rigorosa, das formações quartzíticas de Penha Garcia, assim como das formações glaciogénicas mais antigas do Rio Erges e das rochas tonalíticas de Batão de Baixo, ambos os locais próximos de Salvaterra do Extremo e geomonumentos integrantes no Inventário de Geossítios que suportam a classificação da UNESCO.

Os estudos deste investigador irão contribuir para determinar a proveniência dos sedimentos que deram origem a estas rochas e assim, para o conhecimento das formações rochosas mais antigas que se conhecem em Portugal. De resto, Penha Garcia continua a atrair a atenção de especialistas, com a conclusão dos estudos de Carlos Neto de Carvalho e de Aram Bayet-Goll, da Universidade de Zanjan, no Irão, que irão apresentar um modelo de interpretação paleoambiental detalhado e inovador, em vias de publicação.

No mesmo período, uma equipa composta por três responsáveis do Geoparque Mundial da UNESCO da Bakony-Balaton, na Hungria, realizou uma visita de trabalho ao Geopark Naturtejo. Integrando o projecto Interreg Danube GeoTour, para o qual a Naturtejo foi convidada como parceiro de referência, os coordenadores do referido geoparque vieram conhecer o projecto de certificação de origem Geoproduto e a forma como o Geopark Naturtejo colabora com os seus empresários na promoção conjunta de produtos endógenos de excepcional qualidade – Geoprodutos -, assim como conhecer  as estratégias de valorização do Património Geológico desenvolvidas nesta região.  É de realçar o especial apoio concedido pelas empresas Geocakes e o Geo-Restaurante Petiscos & Granitos do concelho de Idanha-a-Nova, Vila Portuguesa de Vila Velha de Ródão e o Mel Doce Paixão, de Luís Farinha, localizado em Proença-a-Nova, para o sucesso desta visita de trabalho.

Ainda no período natalício finalizaram-se os trabalhos da equipa de Isabel Fernandes e de Teresa Bodas Freitas, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e do Instituto Superior Técnico. Estas investigadoras mapearam Monsanto com o auxílio de um drone e irão produzir uma carta de probabilidade de risco de instabilidade dos imponentes maciços graníticos que singularizam a arquitectura desta aldeia histórica, num estudo para o Município de Idanha-a-Nova que já deu origem a duas teses de mestrado.

O apoio técnico e logístico a outras ciências dado pelo Geopark Naturtejo estende-se à arqueologia através do projecto INature. Assim, o Município de Penamacor irá apoiar o estudo do abrigo rupestre conhecido como Casa da Ramalho através da modelação e realce 3D das estruturas e da gravura presente, ainda de idade incerta. Não longe, decorrem os levantamentos dos sítios arqueológicos e geomorfológicos na freguesia de Proença-a-Velha, levados a cabo por Francisco Henriques e Carlos Neto de Carvalho, com o apoio de João Adolfo Geraldes e António José Dias, no âmbito dos estudos em realização para as Comemorações dos 800 anos do Foral de Proença-a-Velha.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!