Idanha-a-Nova : Prémios de Concursos de Árvores de Natal Criativas e de Presépios entregues

No passado dia 7 de janeiro, realizou-se no Salão Nobre da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova a entrega de prémios e menções honrosas aos participantes dos concursos de Árvores de Natal Criativas e de Presépios, que decorreram no concelho, no final de 2018.

  • Cultura
  • Publicado: 2019-01-09
  • Autor: Diário Digital Castelo Branco

No passado dia 7 de janeiro, realizou-se no Salão Nobre da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova a entrega de prémios e menções honrosas aos participantes dos concursos de Árvores de Natal Criativas e de Presépios, que decorreram no concelho, no final de 2018.

Quer o concurso de Árvores de Natal Criativas, promovido pela União de Freguesias de Idanha-a-Nova e Alcafozes, quer o concurso de Presépios, promovido pelo Município de Idanha-a-Nova, revelaram a prodigiosa imaginação e o empenho genuíno que os jardins de infância, escolas, instituições diversas – nomeadamente religiosas e de solidariedade social –, associações e espaços comerciais conferiram aos seus trabalhos, unindo toda a sociedade civil na salvaguarda dos usos e costumes deste território raiano.

Na abertura da cerimónia, o Presidente da Câmara Municipal, Armindo Jacinto, agradeceu a colaboração de todos os participantes que colocaram a concurso as muitas árvores de Natal e os muitos presépios que abrilhantaram a quadra e os festejos natalícios, e enalteceram a História de Idanha-a-Nova.

Por sua vez, o Pe. Adelino Lourenço, Pároco de muitas das paróquias do concelho, elogiou a dedicação do povo, que mantém vivas com honra e vaidade as tradições herdadas, tonando-se no verdadeiro ministro da cultura.

Antes de anunciar os premiados, o Presidente da União de Freguesias de Idanha-a-Nova e Alcafozes, Vítor Mascarenhas, congratulou-se com o colorido que a criatividade das árvores de Natal disseminou por Idanha, pelo quinto ano consecutivo. Assim, das 30 a concurso, as três Árvores de Natal Criativas vencedoras foram a do Grupo de Adufeiras do Rancho Etnográfico de Idanha-a-Nova (1º lugar), a do 1º Ano do Curso de Cozinha/Apoio da EPRIN (2º lugar) e a da Junta de Freguesia de São Miguel de Acha (3º lugar).

Os presépios eleitos pelo júri − de um total de 27 − foram, seguidamente, anunciados, tendo o Presidente da Câmara e o executivo presente entregue os prémios, na categoria de Instituições, Associações e Comerciantes, aos presépios do Centro Social e Paroquial de São Miguel de Acha (1º lugar), da Junta de Freguesia de Aldeia de Santa Margarida (2º lugar), do grupo de Monfortinho Cantigas d’Aldeia (3º lugar) e da Associação de Defesa do Património Cultural e Natural de Penha Garcia e Gentes de Penha Garcia (4º lugar). Na categoria de Escola e Jardins de Infância foram premiados os presépios do Jardim de Infância e EB1 de Penha Garcia (1º lugar), do Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro (2º lugar), do Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia de Idanha-a-Nova (3º lugar) e da Rede Educativa Idanha + Bebé, exposto na Creche do Rosmaninhal (4º lugar).

Para terminar esta noite de tradição popular, os presentes assistiram a uma breve atuação do Grupo de Adufeiras do Rancho Etnográfico de Idanha-a-Nova, seguindo-se a ceia com o típico bolo-rei.

 

PUB

PUB

PUB

PUB