Diário Digital Castelo Branco - Proença-a-Nova: Município organiza 17 novas ações de sensibilização sobre floresta Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Proença-a-Nova: Município organiza 17 novas ações de sensibilização sobre floresta

O Município de Proença-a-Nova organiza, nos meses de janeiro e fevereiro, 17 ações de sensibilização em vários pontos do concelho sobre defesa da floresta contra incêndios.

 

  • Região
  • Publicado: 2019-01-11 00:00
  • Por: Diario Digital Castelo Branco

O Município de Proença-a-Nova organiza, nos meses de janeiro e fevereiro, 17 ações de sensibilização em vários pontos do concelho sobre defesa da floresta contra incêndios, incluindo o projeto piloto que disponibiliza apoios para as áreas de gestão de combustível juntos aos aglomerados populacionais, previsto no Orçamento e as Grandes Opções do Plano do Município para 2019, em que a autarquia colaborará na gestão destes espaços, sugerindo e oferecendo espécies autóctones mais resilientes ao fogo e disponibilizando eventual apoio de meios mecânicos para a plantação.

O projeto, que se encontra em fase de regulamentação, incentiva a que os proprietários dos terrenos situados nas faixas de gestão de combustível se juntem para que possam usufruir deste apoio.

Nas ações será mais uma vez reforçada a importância da limpeza florestal nestas áreas, obrigatória por lei, e que terá de ser feita até dia 15 de março, sendo que o incumprimento obriga ao pagamento de coimas que, de acordo com o Orçamento de Estado de 2019, foram aumentadas para o dobro do valor: de 280 a 10.000 euros, no caso de pessoa singular, e de 1.600 a 120.000 euros, no caso de pessoas coletivas. Será ainda abordada a necessidade do cadastro florestal através de georreferenciação, estando o BUPi – Balcão Único do Prédio a receber agendamentos tendo em conta que o prazo foi alargado até que o projeto seja implementado a nível nacional. Ao serem mantidas as condições existentes até ao momento, representa oportunidade ímpar a ser aproveitada pelos proprietários de Proença-a-Nova, um dos dez municípios onde este projeto já está disponível.

As ações de sensibilização estão agendadas para as 18h30, sendo a primeira dia 15 de janeiro, no edifício da Junta de Freguesia, em Proença-a-Nova, seguindo-se Montes da Senhora (dia 16, na Casa Paroquial), São Pedro do Esteval (dia 17, no Polo da Biblioteca), Sobreira Formosa (dia 18, na Junta de Freguesia), Lameira D´Ordem (dia 24), Padrão (dia 25), Malhadal (dia 29) e  Corgas (dia 30), nestes casos nas respetivas associações. Em fevereiro, as ações serão realizadas nas associações das Fórneas (dia 1), das Atalaias (dia 5), da Catraia (dia 6), do Vergão (dia 13), do Pergulho (dia 14) e das Moitas (dia 15). Em Alvito da Beira, no dia 7, e no Peral, dia 8, as ações terão lugar nos edifícios das antigas juntas de freguesia, enquanto que na Pedra do Altar (a 12 de fevereiro) será no Centro de Dia.

PUB

PUB

PUB

PUB