Fundão: Festa das Papas na Póvoa de Atalaia

Irá realizar-se, no dia 20 de janeiro, domingo, a festa em honra de São Sebastião, mais conhecida como a Festa das Papas, na Póvoa de Atalaia, no concelho do Fundão.

  • Região
  • Publicado: 2019-01-11
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

Irá realizar-se, no dia 20 de janeiro, domingo, a festa em honra de São Sebastião, mais conhecida como a Festa das Papas, na Póvoa de Atalaia, no concelho do Fundão, de acordo com o seguinte programa:

Domingo, 20 de janeiro

13.00h   Celebração da Missa

14.00h   Cortejo das Papas

Acompanhamento da Banda Filarmónica União de Santa Cruz (Aldeia Nova o Cabo)

Confeção e distribuição de Papas e Filhós

Reza a lenda que, em tempos remotos, a região foi vítima de uma praga de gafanhotos. A população da Póvoa de Atalaia, devota de São Sebastião, tratou de fazer uma promessa ao padroeiro para que poupasse a aldeia e protegesse as colheitas, constituídas maioritariamente por cereais.

Em troca, iriam oferecer papas de carolo e coscoréis, feitos com o que resultasse das colheitas salvas. Conta-se também que todas as terras vizinhas sucumbiram à praga, mas que a Póvoa de Atalaia foi poupada, sendo que os pequenos predadores foram morrer, “por milagre”, à porta da capela de São Sebastião situada na aldeia. Restou então aos seus habitantes cumprirem a promessa, o que acontece ao terceiro domingo de janeiro, desde que há memória.

Desta forma, ano após ano, metade dos lares ficam encarregues de elaborar as papas de carolo, sendo que o chafariz, no centro da aldeia, divide os bairros que, alternadamente, se encarregam de preparar a festa em grupos de 25 famílias.

Depois da missa, as 25 mordomas, com os cestos à cabeça, desfilam em cortejo até à capela do padroeiro, onde as papas são benzidas e distribuídas a toda a população. Depois são os homens que entram ao serviço, envergando panos de linho bordados nos ombros e, com a ajuda de pequenos açafates também decorados com linho, distribuem as papas cortadas em pedaços pelos presentes.

PUB

PUB

PUB

PUB