Livro “Os portugueses na Grande Guerra” apresentado em Penamacor

A Biblioteca Municipal de Penamacor recebeu, no dia 15 de janeiro, a apresentação do livro “Os portugueses na Grande Guerra - Os Batalhões dos Beirões em África e França”, da autoria de António Lopes Pires Nunes.

  • Cultura
  • Publicado: 2019-01-24 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

A Biblioteca Municipal de Penamacor recebeu, no dia 15 de janeiro, a apresentação do livro “Os portugueses na Grande Guerra - Os Batalhões dos Beirões em África e França”, da autoria de António Lopes Pires Nunes. Este regresso do Tenente Coronel, agora aposentado, a Penamacor levou a que recordações de outros tempo viessem à tona, reunindo velhas amizades que formaram uma bela moldura humana na sala polivalente daquela infraestrutura.  

António Lopes Pires Nunes mostrou-se surpreendido com a forte adesão a esta iniciativa, referindo que nunca, durante as diversas apresentações do livro, tinha tido tamanha receção. O autor referiu, ainda, que considera que este facto se possa prender com a identificação que a população de Penamacor tem com o teor da obra. O Município e a Junta de Freguesia de Penamacor estiveram representados.

Paralelamente à apresentação de “Os portugueses na Grande Guerra - Os Batalhões dos Beirões em África e França”, está patente, até 28 de janeiro, a exposição “O Armistício da Primeira Grande Guerra”, da autoria do Tenente Coronel Pires Nunes e da Liga dos Combatentes, que serve como complemento à apresentação da obra.

António Lopes Pires Nunes é Tenente Coronel de Artilharia em situação de reforma, galardoado, entre outras, com a Medalha de Ouro de Serviços Distintos. Nasceu em Castelo Branco, em 1939, e é licenciado em História pela Universidade de Coimbra. Tem publicados 26 livros, sete dos quais premiados. António Lopes Pires Nunes serviu em Penamacor por três vezes.

PUB

PUB

PUB

PUB