Foram anunciados, no passado sábado, os vencedores do Prémio Internacional de Poesia António Salvado cidade de Castelo Branco.
Tal como já ditava o regulamento, foram escolhidos dois poemas, um em língua portuguesa e outro em espanhol. "Emoções Fora da Lei" de Mário Sousa (pseudónimo) e "Poemas de Almanaque para entretener marionetas" de Geerardo Rodriguez foram os grandes escolhidos pela equipa de jurados desta primeira edição.
Lançada em maio do ano passado, esta primeira edição contou com mais de 500 poemários de todo o mundo.
"Foi uma caminhada que começou de forma entusiasta, mais de 500 poemários a concurso, que divulgou o nome de António Salvado e da cidade de Castelo Branco. Foi uma tarefa difícil, porque eram 500 para ler, foi uma tarefa árdua mas muito interessante", referiu Leopoldo Rodrigues, presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco, a instituição que criou este concurso.
António Salvado marcou presença na cerimónia que decorreu na Câmara Municipal de Castelo Branco, não escondeu a emoção, deixando ainda uma promessa.
"Vou traduzir o livro desde mexicano que não conheço e que ganhou um prémio em meu nome", disse o poeta albicastrense.
Luís Correia, presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, realçou a importância deste concurso que indica inserir-se na visão política cultural deste município.
"A poesia representa muito para Castelo Branco e tem uma presença forte. Temos um património muito grande relativamente à poesia. Esse património é ocupado e muito por António Salvado", discursou o autarca.
O Prémio Internacional de Poesia António Salvado cidade de Castelo Branco teve como intuito incentivar o aparecimento de novos poetas. Os dois vencedores vão receber 2500 euros e 30 exemplares da edição bilingue das respetivas obras.