Por: Diário Digital Castelo Branco
O Bloco de Esquerda considerou hoje incompreensível a posição da empresa gestora do aterro de resíduos industriais banais de Castelo Branco face aos pedidos de visita e à resposta dada sobre assunto.
O Bloco de Esquerda considerou hoje incompreensível a posição da empresa gestora do aterro de resíduos industriais banais de Castelo Branco face aos pedidos de visita e à resposta dada sobre assunto.
Em comunicado enviado à agência Lusa, o BE explica que solicitou à empresa gestora do aterro de resíduos industriais banais de Castelo Branco uma visita de dirigentes e de um deputado do partido, em julho de 2018 e, na ausência de resposta, reiterou o pedido em setembro do mesmo ano, "que obteve o mesmo resultado".
Face à ausência de resposta, o BE retomou o contacto para agendamento de uma visita no dia 28 de janeiro de 2019 [hoje]. Adianta o partido que a posição da empresa em relação ao pedido chegou no último dia útil antes da data prevista da visita.
"Fomos informados de que qualquer assunto sobre estas atividades, especificamente a atividade desenvolvida na nossa unidade de Castelo Branco, devem ser solicitadas junto das entidades competentes, nomeadamente CCDR e APA", lê-se na nota.
O BE realça esta "incompreensível situação" e recorda as recentes declarações do secretário de Estado do Ambiente, que - sustentam - garantiu a ausência de qualquer "situação anómala" nos aterros de Castelo Branco e "estranha" o facto de a entidade gestora do aterro não responder aos pedidos de esclarecimento de alguns partidos políticos e comunicação social.
"Considerando a surrealista resposta da empresa gestora do aterro e as declarações do secretário de Estado, o Núcleo de Castelo Branco do Bloco de Esquerda manifesta a sua surpresa pelo facto de o governante ter omitido nas suas declarações a inspeção que o Ministério do Ambiente promoveu em 5 de março de 2018 ao aterro em causa e que registou algumas irregularidades", sustentam.
Adiantam ainda que a relevância da matéria em causa não se compadece com o tradicional "laxismo da parte do Estado", perante situações que podem afetar os ecossistemas e até a saúde pública.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet