Fundão e Covilhã recebem extensão do ciclo Desobedoc

As cidades do  Fundão e Covilhã, no distrito de Castelo Branco, recebem entre quinta-feira e sábado uma extensão do ciclo de cinema Desobedoc, centrada em temas como o nazismo ou as lutas feministas, anunciou o Bloco de Esquerda (BE).

  • Cultura
  • Publicado: 2019-05-06 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco/Lusa

As cidades do Fundão e Covilhã e, no distrito de Castelo Branco, recebem entre quinta-feira e sábado uma extensão do ciclo de cinema Desobedoc, centrada em temas como o nazismo ou as lutas feministas, anunciou o Bloco de Esquerda (BE).

"O programa desta extensão é centrado no franquismo e nazismo, na política atual brasileira, nas lutas feministas, LGBTI+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Pessoas Trans e Intersexuais) e nos refugiados", é referido em nota de imprensa enviada à Lusa.

Promovida pelo BE, esta mostra de cinema foi criada há seis anos para mostrar que era possível abrir salas de cinema que estavam encerradas e criar espaços onde filmes pudessem ser vistos, partilhados e discutidos, tendo passado pelo Cinema Trindade e pelo Cinema Batalha, no Porto, bem como pelo Cinema Ícaro, em Viseu.

Na Cova da Beira, o Desobedoc decorrerá nos espaços "A Tentadora", na Covilhã, e na Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade, no Fundão.

Com a apresentação de filmes, curtas e documentários, o programa também inclui uma sessão para crianças, denominada "Desobedoquinho".

As sessões têm entrada livre e começam no dia 09 de maio, às 21:00, na "A Tentadora", na Covilhã, com "O Silêncio dos Outros", de Almudena Carracedo e Robert Bahar, um documentário sobre os crimes do franquismo que foi estreado em Portugal no Desobedoc do Porto, no dia 25 de abril.

No dia 10 de maio, às 21:00, na "A Tentadora" será possível ver "Entre Os Homens De Bem", de Caio Cavechini e Carlos Juliano Barro, documentário que durante três anos acompanhou os passos do deputado Jean Wyllys dentro do Congresso Nacional do Brasil. Esta sessão contará com a apresentação de alguns membros da FIBRA (Frente de Imigrantes Brasileiros Antifascistas do Porto).

No dia seguinte, às 14:30, decorre a sessão do "Desobedoquinho", com a exibição de várias curtas para o público infantil, desde Chaplin até ao cinema contemporâneo.

A 11 de maio, às 18:00, na Biblioteca Municipal do Fundão é apresentado "Debaixo do Céu", de Nicholas Oulman, que dá voz a vários sobreviventes que, aquando da ascensão de Hitler e da perseguição aos judeus, lograram deixar Berlim e rumaram a Sul.

No dia 11 de maio, às 21:00, na Biblioteca Municipal do Fundão, é apresentado o documentário "Lampeduza is Winter", de Jakob Brossman. Esta sessão contará com a apresentação da ativista Ana Perpétuo, que esteve nas fronteiras dos países bálticos na Europa.

PUB

PUB

PUB

PUB