Diário Digital Castelo Branco - Idanha-a-Nova: Concerto Ibérico - Orquestra Barroca realiza residência artística em Salvaterra do Extremo Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Idanha-a-Nova: Concerto Ibérico - Orquestra Barroca realiza residência artística em Salvaterra do Extremo

O agrupamento de renome Concerto Ibérico - Orquestra Barroca irá realizar a sua Residência Artística de Primavera de 21 a 26 de maio em Salvaterra do Extremo, no concelho de Idanha-a-Nova.

  • Cultura
  • Publicado: 2019-05-20 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

O agrupamento de renome Concerto Ibérico - Orquestra Barroca irá realizar a sua Residência Artística de Primavera de 21 a 26 de maio em Salvaterra do Extremo, no concelho de Idanha-a-Nova.

Como habitualmente, no âmbito de uma residência artística é efetuado um concerto ou ensaio aberto na localidade onde a mesma decorre. Assim, na sexta-feira, 24 de maio, às 21h00, na Igreja Matriz de Salvaterra do Extremo, o Concerto Ibérico oferece à população um ensaio aberto em que é apresentado, com direção de João Paulo Janeiro, o Concerto em Ré menor de Alessandro Marcello (1673-1747).

O Concerto Ibérico - Orquestra Barroca é uma orquestra profissional que se dedica aos repertórios musicais dos períodos Barroco e Clássico e que se afirma como um agente cultural relevante na difusão do património e atividade musical ibéricos, tanto no plano regional (Beira Interior, Castilla y León, Extremadura), como no contexto Europeu.

Com a realização desta Residência de Primavera, o Concerto Ibérico dá continuidade ao trabalho artístico de grande valor cultural que vem desenvolvendo em Idanha-a-Nova, Cidade Criativa da Música da UNESCO, uma distinção que reconhece a nível internacional o património musical deste concelho e a vivência singular que a música proporciona no território.

A Residência de Primavera do Concerto Ibérico - Orquestra Barroca integra a programação do Projeto Cinco: 5 Municípios, 5 Culturas, 5 Sentidos, cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).

 

 

Programa:

Concerto em Ré menor de Alessandro Marcello (1673-1747)

(Allegro)

Adagio

Presto

 

Por:

Lorenzo Colitto: Concertino

Mariña Bouso, Sofia Grilo, Ádrian Piñeda, Leonor Bravo, Luís Peres: Violinos

Manuel Costa: Viola

Ricardo Sousa: Violone

Vinícius Perez: Alaúde

João Paulo Janeiro: Cravo e direção

PUB

PUB

PUB

PUB