Diário Digital Castelo Branco - Castelo Branco recebe VII Internacionais de Ténis Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco recebe VII Internacionais de Ténis

A Zonameeting e o Riba Clube, entidades responsáveis pela Academia de Ténis Colina do Castelo, vão promover em Castelo Branco, de 15 a 21 de julho, a sétima edição de uma prova do Circuito Profissional de Ténis, inscrita no Calendário Oficial da ITF (International Tennis Federation) e com um prémio monetário de 15 000 $.

  • Desporto
  • Publicado: 2019-07-08 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

A Zonameeting e o Riba Clube, entidades responsáveis pela Academia de Ténis Colina do Castelo, vão promover em Castelo Branco, de 15 a 21 de julho, a sétima edição de uma prova do Circuito Profissional de Ténis, inscrita no Calendário Oficial da ITF (International Tennis Federation) e com um prémio monetário de 15 000 $.

Tendo sido realizados desde o ano 2013 sem qualquer interrupção, os Internacionais de Ténis de Castelo Branco (ITCB) assumem-se como a prova internacional mais emblemática e antiga do interior centro de Portugal, desde a entrada do ténis na era “open”, uma oportunidade para promover a modalidade, sensibilizar a comunidade para a prática regular de ténis, estimular a economia local e promover Castelo Branco.

À semelhança das edições anteriores, e de acordo com os feedbacks recebidos das instituições internacionais, nacionais e regionais da modalidade, o evento reveste-se de especial interesse para o país, para a região e para a cidade em particular, não só pelo elevado número de atletas, treinadores, árbitros e outros acompanhantes, nacionais e estrangeiros, que trará a Castelo Branco durante cerca de 10 dias, mas também pela projeção da imagem da região no exterior. Esta grande visibilidade é dada através dos meios de comunicação social, “ITF livescore” e da possibilidade de emissão em direto, via “streaming”, dos encontros que venham a ser disputados no campo central, através da nova aplicação da ITF (Federação Internacional de Ténis), que acompanha milhares de utilizadores e fãs da modalidade em todo o mundo, nos seus aparelhos fixos e móveis.

Além destes relevantes aspetos, é um evento de suma importância para o tecido económico e empresarial local, em particular da hotelaria e serviços, constituindo-se como um catalisador ao desenvolvimento do turismo desta região, uma vez que pode ser combinado com outras atividades turísticas e culturais regionais, dando a possibilidade a quem nos visita de conhecer e usufruir do que esta região tem para oferecer, devido ao elevado tempo de permanência dos intervenientes e substancial poder de compra.

A próxima edição dos ITCB vai decorrer nos campos do Hotel Colina do Castelo, nos campos da Associação de Ténis de Castelo Branco e nos campos da Associação Recreativa e Cultural do Bairro do Valongo, permitindo à organização acrescentar ao torneio mais duas provas complementares, o torneio Wild Card e uma etapa do circuito Smashtour da Federação Portuguesa de Ténis.

Com esta dinâmica que a organização está a implementar, prevê-se contar com mais de 120 participantes nas diversas provas, mais de 30 treinadores, um supervisor da ITF, 8 juízes-árbitros, 1 encordoador, 1 fisioterapeuta, 1 médico, 2 diretores de prova, 20 colaboradores, 10 apanha-bolas, e muitos acompanhantes e amantes da modalidade.  

Praticamente a uma semana do início dos Internacionais de Ténis de Castelo Branco está garantido que os quadros principal e de qualificação estarão completos, com jogadores em representação de 15 países. A aguardar uma oportunidade para ter acesso à prova de qualificação estão neste momento 165 jogadores.

Entre os jogadores portugueses, no quadro principal podemos contar com Tiago Cação, Fred Gil e Nuno Borges, estando assim garantida a participação nesta edição dos dois finalistas das últimas duas provas discutidas em Portugal.

Para a concretização da prova, a organização reforça a importância do envolvimento e empenhamento que tem havido, ao longo de todas as edições, por parte da Câmara Municipal de Castelo Branco, quer no apoio logístico quer no apoio monetário sem o qual não seria possível realizar o evento.

De realçar também o apoio da Junta de Freguesia de Castelo Branco, da Associação de Ténis de Castelo Branco, da Associação Recreativa e Cultural do Valongo e do Hotel Tryp Colina do Castelo, unidade hoteleira que tem acolhido a prova nas suas instalações, conjunto de parceiros presentes desde a primeira edição.

A nível nacional, o apoio da Federação Portuguesa de Ténis e seus parceiros tem sido também um aspeto crítico para a realização dos Internacionais de Ténis de Castelo Branco.

Os jogos do quadro de qualificação têm o início previsto para as 09:30 do dia 15 de julho, nos campos do Hotel Tryp Colina do Castelo e da Associação Recreativa e Cultural do Bairro do Valongo, sendo a entrada livre.

PUB

PUB

PUB

PUB